Luciano Cartaxo participa de celebração da missa de cinzas

Por - em 778

O Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou da Missa de Cinzas, nesta quarta-feira (13), cuja realização ocorreu na Basílica Nossa Senhora das Neves, no centro da capital. O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, foi o responsável pela celebração da missa, que marca o início do período da Quaresma e o lançamento da campanha da fraternidade, que completa 50 anos em 2013.

“Esta ocasião é sempre um momento para se refletir, pois é uma missa muito importante que abre a Quaresma. É um momento de oração e reflexão em que as pessoas expressam sua fé. A Campanha da Fraternidade também sempre nos traz temas relevantes que levantam discussões pertinentes na nossa sociedade”, destacou Luciano Cartaxo.

O arcebispo Dom Aldo Pagotto lembrou que este é o momento de desprendimento e reflexão. “Vamos chamar a atenção dos fiéis para desapegar de ideias negativas, do luxo, do exagero e de tudo o que faz mal. Para querermos bem ao próximo precisamos desapegar de nós mesmo e refletir sobre isso é um dos objetivos da quaresma”, afirmou.

Celebração – A duração da Quaresma está baseada no significado do número 40 na Bíblia. Da missa de cinzas às solenidades pascais, serão 30 dias em que a Igreja não cantará músicas de glória e os tecidos usados são todas na cor roxa, que significa luto e penitência.

O sinal da cruz feito com cinzas na testa simboliza o pecado e a fragilidade humana, representando sinal de penitência e conversão. O início do tempo quaresmal marca o início da imposição de cinzas sobre a cabeça dos fiéis, para nos mostrar que é um tempo de penitência.

Campanha da Fraternidade – Foi lançada nesta quarta-feira (13) a tradicional Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Juventude”. O arcebispo aproveitou a ocasião da missa para lançar, simbolicamente, a campanha em toda a Paraíba.