Estação Cabo Branco abre inscrições para oficina gratuita de defesa pessoal
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, abre inscrições, nesta terça-feira (19), para uma oficina gratuita de defesa pessoal para mulheres, baseada na aplicação de técnicas de Krav Magá, um tipo de luta israelense empregada em algumas das corporações policiais e militares mais respeitadas do mundo.
Estão sendo oferecidas 50 vagas e, para participar, é preciso ter acima de 14 anos. As fichas de inscrição estão disponíveis na recepção do auditório ou podem ser feitas online, pelo e-mail edgartorres@kravmaga.com.br.
O aulão será realizado no dia 10 de março, das 15h às 19h, como parte da programação especial do mês das mulheres, não sóem João Pessoa, como em 12 cidades brasileiras onde a Federação Sul-Americana de Krav Magá tem instrutores licenciados. Na Capital, a I Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres será realizada na Sala de Convenções II da Estação Cabo Branco.
Em quatro horas, o professor faixa-marrom Edgar Torres, ensinará táticas de como se livrar de agressões físicas mais frequentes, como tentativas de roubo de bolsa e estrangulamento, agarramentos (em pé e deitada) e até estupro. “Afastamos a hipótese de treinamentos de defesa em caso de agressão à mão armada, que oferece um potencial de perigo maior e exige mais horas de preparo da aluna”, diz Edgar Torres.
Arte de defesa pessoal – O Krav Magá é a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal, e não como arte marcial. Surgiu em Israel na Segunda Guerra Mundial e está se difundindo no Brasil como prática esportiva, com claros benefícios para a saúde. Ela trabalha o corpo como um todo se baseando em três eixos: agilidade, força e velocidade. Visa a atingir o inimigo em seus pontos vitais, ao mesmo tempo em que protege as áreas sensíveis do corpo.
“Dependendo dos treinos e do condicionamento de cada um, os resultados podem aparecer em três ou até seis meses”, afirmou o instrutor. “Um dos principais ganhos está na capacidade cardiorrespiratória e na autoestima que o praticante desenvolve ao longo da sua preparação”, ressaltou Edgar Torres.
O instrutor – O carioca Edgar Torres iniciou a prática de Krav Magá em 2000. É o instrutor responsável pelos estados de Pernambuco e Paraíba, onde mantém turmas regulares em suas capitais desde 2006. Iniciou a prática em 2000. Ele participou da seleção para o Curso de Instrutores, onde passou por teste físico, técnico e psicotécnico, integrando a 5ª Turma de Instrutores (2005).
Com o Mestre Kobi, Edgar Torres aprendeu a Didática do Krav Magá e das Artes Marciais, Treinamentos Especiais, Aprimoramento Corporal, Segurança nos Treinos, entre outros. Complementou sua formação com cursos de Anatomia, Fisiologia, Nutrição, Marketing, Filosofia das Artes Marciais e Primeiros Socorros. Foi instrutor de defesa pessoal no curso de formação para delegados, agentes de investigação e escrivães de polícia na Academia de Ensino de Polícia da Paraíba – (AEP-PB) e da Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), em 2011.
Hoje, Edgar Torres ministra aulas de Krav Magá na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social e no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Com o intuito de divulgar a arte, palestrou na Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Fazenda, Hospital de Guarnição do Exército, Zarinha Centro de Cultura, Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba, Unimed João Pessoa e na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, da Prefeitura de João Pessoa.
Em Pernambuco palestrou no TRF 5° Região, no Batalhão de Rádio Patrulha de Recife, na Livraria Cultura, Condomínio Sudene, Escola de Educação Física da Polícia Militar de Pernambuco, Grupamento de Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiro Militar dos municípios de Olinda e São Lourenço da Mata.
Serviço:
Inscrições para I Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres
Início: terça-feira (19), das 9h às 21h (horário de funcionamento da Estação Cabo Branco)
Local: recepção do auditório da Estação (ou pelo email edgartorres@kravmaga.com.br)
Informações: 3214-8303 / 8270
Oficina: 10 de março, das 15h às 19h, na Sala de Convenções 2 da Estação
Contato para a imprensa:
Instrutor Edgar Torres (9146-8255)
facebook: Krav Magá Paraíba