PMJP apoia festival no Centro Histórico com shows musicais, teatro, cinema e exposições
Mais de 40 bandas se apresentam nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2) no festival ‘Grito Rock João Pessoa’. Os shows começam a partir das 20h, de forma intercalada, em quatro palcos montados em bares e na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e Secretaria de Comunicação (Secom), sendo realizada pelo Coletivo Mundo e pelo Circuito Fora do Eixo, ambos formados por agentes culturais.
A programação do evento começou esta semana, incluindo ainda exposições, oficina, teatro e cinema. O festival Grito Rock está na sua sexta edição em João Pessoa. A versão atual conta com uma programação diversificada, com diferentes linguagens artísticas.
Dos quatro palcos, três serão instalados em casas de shows, localizadas no entorno da Praça Antenor Navarro. São elas: o Espaço Mundo, Casa de Mathilde e Pogo Pub. Todos esses estabelecimentos comerciais são integrantes do Movimento Varadouro Cultural. O quarto palco ficará em praça aberta, estruturado com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os shows acontecem de forma intercalada, incluindo performances cênicas.
Festival – O Grito Rock tem por característica a democratização no quesito curadoria. Na Capital paraibana, o Grito Rock 2013 disponibilizou 40 vagas, sendo 30 para bandas paraibanas e dez para bandas de outros estados.
Nos cinco últimos anos, o festival em João Pessoa levou 96 artistas locais e de fora do estado, reunindo cerca de 9 mil pessoas.
Exposições e oficina – Na ExpoGrito, por exemplo, são quatro exposições, sendo uma permanente, duas fotográficas e uma intervenção que pode ser acompanhada durante os dias de festival.
A programação integrada conta ainda com a oficina ‘Por trás e por frente da cena: o processo criativo do ator’, que acontece de 25 a 28 de fevereiro, das 18h30 às 21h30 no Espaço Mundo. As aulas são com o diretor Bertrand Araújo Sousa, direcionadas para pessoas com alguma experiência em teatro e interesse em aprofundar os seus conhecimentos na área.
Teatro – Mais uma arte ganha espaço no festival, o teatro. O público poderá conferir as seguintes performances: ‘La Negra e Estrada ou Passeio?’ (Sofia Cena Clube), nos dias 1º e 2 de março; ‘Intervenção Arlequin’, (Trupe Arlequin de Tetro e Circo), em 2 de março; e ‘Oração da Escrita’ (Cely Farias), em 1º de março.
Audiovisual – O cinema também está na programação, com o Compacto.Cine, no Espaço Mundo. Nele, serão exibidos os filmes ‘Angeli 24h’ e ‘Delírios de um Cinemaníaco’. As sessões são a partir das 21h da quinta-feira (28). A entrada e a pipoca são grátis.
O Grito Rock é composto por diversas campanhas, por isso, para complementar a programação, acontecerá ainda o Grito.Doc, o Grito Verde, a Banquinha Fora do Eixo e PosTV.
Confira a programação dos shows do Festival:
Sexta-feira (1º):
Palco Mundo
– Gata Preta
– Piloto Automático
– Kung Fu Johnny
– Licenciosa
– Furmiga Dub
Palco Mathilde
– Nuvens Psicodélicas
– BlacknMartinn
– Gauche
– The Noyzy
– Hazamat
Palco Pogo
– They Will Defeat
– Hairy Fly
– AEP
– Tenébrio Form
– Noskill
Palco Varadouro
– Scary Monsters
– Malaquias em Perigo
– Brasis
– Seu Pereira e Coletivo 401
– Dubbem
Sábado (2):
Palco Mundo
– Batida Salve
– Dani Carmesim
– Evoé!
– Mate Ou Morra
– Far From Alaska
Palco Mathilde
– Chacal My Dog
– Retroline
– Procura-se Fabiano
– Seu Zé
– Dj Kylt
Palco Pogo
– No One Answers
– Caixão e Vela Preta
– Desgosto
– Darksiders
– Caverna 666
Palco Varadouro
– Mafiota
– Divina Comédia Humana
– Sem Horas
– Zefirina Bomba
– Autopse