Prefeitura assina contrato de apartamentos para 576 famílias no Jardim Veneza
O prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assinatura dos contratos de 576 novas moradias populares para a Capital. O ato é referente aos apartamentos dos conjuntos habitacionais Jardim Veneza I, II e III, localizados no loteamento Vieira Diniz. Os recursos, que ultrapassam R$ 23,6 milhões, são provenientes do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal junto à Caixa Econômica. A entrega dos apartamentos será realizada na próxima segunda-feira (4).
“A habitação é uma prioridade do nosso Governo”, declarou Luciano em seu pronunciamento. “Vamos garantir que as famílias necessitadas tenham acesso e possam usufruir da casa própria. Estamos entregando 576 apartamentos agora e a nossa meta é de 13 mil moradias em quatro anos. E vamos além, porque mais que apenas casas, queremos entregar toda a infraestrutura necessária para uma vida com qualidade e isto estará presente nos conjuntos que entregarmos”, garantiu.
A secretária municipal da habitação, Socorro Gadelha, comemorou o ato. “Trata-se de pessoas que não possuem nenhum acesso à moradia e que recebem apenas até três salários mínimos. Agora elas poderão contar com uma residência e viver de forma mais digna. Luciano tem abraçado esta causa da melhoria da qualidade de vida e quer garantir moradias com habitabilidade”, declarou.
O gerente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Clóvis Madruga, também participou do evento e afirmou estar orgulhoso em presenciar a mudança na vida das pessoas. “É uma honra poder representar a Caixa nesta parceria com a Prefeitura. Essa união possibilita a realização de sonhos e a certeza de que as pessoas vão ter condições de pensar em um futuro melhor”, afirmou.
Infraestrutura – As 576 unidades habitacionais foram distribuídas em 36 blocos e subdivididas em três condomínios denominados de Jardim Veneza I, II e III. Cada condomínio conta com 192 unidades habitacionais, sendo 16 unidades por bloco. Os apartamentos têm 42,20 metros quadrados (m²) de área privativa e contam com sala de estar/jantar, dois quartos, um banheiro social, cozinha e área de serviço. As medições de água e energia serão individualizadas por unidade.
As casas são construídas com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida e financiadas pelos moradores, que passam a pagar um valor de apenas R$ 25 por mês em um prazo de dez anos. A Prefeitura oferece a infraestrutura da área como contrapartida. “Esse comprometimento do Governo Municipal é essencial para obter os recursos federais. O Jardim Veneza conta com Unidade de Saúde, escola e creche”, listou Socorro Gadelha.
A secretária também destacou que o Governo Municipal garantiu a jardinagem e a urbanização da área. O empreendimento conta com infraestrutura básica de rede de abastecimento de água, rede de esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e energia elétrica/iluminação pública. O novo residencial está localizado na Rua José Dantas de Almeida.
Avanços – O presidente da Federação Paraibana dos Movimentos Comunitários, Ubiractan Santos, mostrou estar satisfeito com as ações. “João Pessoa é uma das cidades que mais diminui o déficit habitacional e eu sei que essa parceria, que tem sido construída com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, representa a certeza de que conseguiremos zerar esse problema um dia”, defendeu.
A dona de casa Rita de Cássia foi uma das beneficiadas com os apartamentos. Ela foi convidada a falar em nome dos novos proprietários e destacou o sentimento do grupo. “Gostaria muito de agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo por garantir a realização desse sonho para todos nós. Agora poderemos afirmar que temos o nosso lugar e podemos viver em paz”, afirmou.