Exposição Quilt Nordeste é atração na Estação Cabo Branco nesta terça

Por - em 1047

A exposição Quilt Nordeste, que faz parte do 1º Festival de Patchwork e Quilt Nordeste será aberta nesta terça-feira (5), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O horário de visitação da exposição é de terça a sexta-feira, das 9h até 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h até 21h, com entrada gratuita. Já o 1º Festival de Patchwork e Quilt Nordeste acontece no período de 6 a 9 de março, na Pousada Paraíso dos Colibris, Conde (PB).

Na exposição, o visitante vai encontrar peças produzidas por várias autores que praticam e mantém viva a técnica do “Quilt e Patchwork”. São peças em tecido colorido, madeira, acessórios e equipamentos para fabricação dos produtos, etc.

A idealizadora e organizadora do evento na Paraíba, Rosangela da Rocha, disse que a intenção do Festival e da exposição é unir os motivos e as tendências regionais do artesanato em tecido às maravilhas do Patchwork. Ela disse ainda que o Festival vem ao encontro do potencial turístico e empreendedor da Paraíba.

“O Festival quer inovar com a inserção de valores nordestinos no universo do Patchwork. Quer unir ao segmento o artesanato regional de algodão colorido, rendas, bordados e confecção de redes. A disponibilização de cursos e oficinas de capacitação abre caminho para inúmeras possibilidades de negócios, sobretudo no segmento de tecidos e correlatos”, ressaltou.

Conhecimento e negócios – Eventos de Patchwork e Quilt têm o objetivo de difundir conhecimento e de proporcionar ambiente adequado para a geração de negócios, tais como vendas e exposições de produtos, equipamentos, máquinas, serviços, espaços publicitários, etc.

Patchwork e Quilt reúnem técnicas diversas de costura e utilização de tecidos sobre as quais, no Quilt Nordeste, serão ministrados cursos e oficinas, além de disponibilização de estandes para divulgação de produtos, acessórios e equipamentos.

A Feira de Negócios terá entrada franca para os inscritos nos cursos e oficinas, e para os visitantes o acesso será permitido mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Informações sobre o Festival podem ser adquiridas no website do evento: http://www.quiltnordeste.com.br

Saiba o que é – O Patchwork e Quilting reúnem técnicas diversas de costura e utilização de tecidos, como um acolchoado. Um acolchoado é um tipo de tampa de cama, tradicionalmente composto por três camadas de fibra de: uma parte superior de pano tecido, uma camada de batedura ou celulose e uma parte traseira do tecido, em combinação com a técnica de acolchoamento. Um acolchoado é distinguível de outros tipos de cobertores porque está reunido com várias peças de tecido.

“Quilting” refere-se à técnica de união de pelo menos duas camadas de tecido por pontos ou laços. Na maioria dos casos, duas camadas de tecido envolvendo uma camada média de batedura (algodão, poliéster, lã, seda ou combinações de fibras) que é uma camada mais leve, isolante.

Como e onde surgiu – São técnicas tradicionais vindas dos Estados Unidos, onde a necessidade de criação de cama quente encontrou a escassez de tecidos locais nos primeiros dias das colônias.

Serviço:
Exposição: Quilt Nordeste

Abertura: 5 de março (terça-feira)
Até 4 de abril
Hora: 19h
Local: Segundo Pavimento da Torre Mirante
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 9h até 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h até 21h. Entrada gratuita.
Informações:
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Twitter: @estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Fones: 3214.8270 – 3214.8303

Contato para a imprensa
Curadora e vice-diretora: Lúcia França
Fone: 9951.8655
Email: luciafranca1001@gmail.com
Ou Ramon (Comitê Organizador do Quilt Nordeste)
Fone: 9914.0059