Projeto Across Lens apresenta as imagens do fotógrafo João Lobo
O projeto multimídia “Across Lens e Tessituras Urbanas” chega a João Pessoa, a partir desta quinta-feira (7), com as imagens experimentais do fotógrafo João Lobo. O projeto é composto pelo lançamento do livro (“Across Lens e Tessituras Urbanas”), vídeo, exposição, palestra e debate.
A exposição de fotografias ficará exposta até o dia 30 de março, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A visitação acontece sempre de terça a sexta-feira das 9h até 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h até 21h, com entrada gratuita.
A curadora da exposição “Across Lens” e diretora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a artista plástica, Bete Gouveia, explicou que “este trabalho de João Lobo é bastante complexo. Ele se expressa nos intervalos entre o olhar e ação. E atua no que chamei de mundo maciço – esse mundo do trivial, do comum, do raso, sem profundidade. É esse mundo encontrado por ele no caos do centro urbano. As imagens, no entanto, mostram o amadurecimento interno de João, pois, sua ação no tempo e no espaço captura essa fragmentação do instante, como se a imagem se descongelasse na foto”, acrescentou Gouveia.
Esse embate entre os dois mundos, segundo Bete, gera imagens não-triviais do trivial. Algo que requer muita coragem do fotógrafo, pois de ambientes em que não é fácil de atuar, ele os contempla no nível dos contrastes, da atmosfera brumosa, recheado de concepções sutis, o que requer um estado especial de contemplação e ação.
O diretor da Casa das Artes Visuais (CAV), René Dsouza, onde a célula ‘Tessituras Urbanas’ foi lançada, comentou que a obra situa-se entre a realidade e o que está por vir, desconstruindo conjuntos, hibridamente não se retendo explicitamente ao óbvio nem criando abstrações, somente pela força das formas, seus adereços e composição, envolto pelo véu negro do momento seguinte que também envolve o instigante instante anterior de cada clique, é o desafio. Esse trabalho teve a curadoria das pesquisadoras e curadoras cariocas Nadja Peregrino e Ângela Magalhães, especialmente convidadas para esse trabalho.
Desafio que João Lobo, vem mostrando possível ser ultrapassado, revelando, por entre o véu, os desdobramentos e possibilidades, instigando o observador a ver, sentir e questionar a si e ao contexto, elevando ao estado da arte a inquietude humana e o arrebatador lúdico prazer de transgredir.
Tanto “Across Lens” quanto “Tessituras Urbanas” renderam um livro-catálogo e um vídeo cada e trazem ainda uma fortuna crítica com diversos nomes de destaque das artes visuais brasileiras expondo suas visões sobre a proposta artística de João Lobo. Pesquisadores e realizadores como Jóse Rufino, Simonetta Persichetti, Renan Cepeda, Thales Trigo, Jomard Muniz de Britto, Sérgio Lucena, Madalena Zácara e Pedro Nunes estão presentes na publicação.
Palestra e debate – Na próxima quinta-feira (14), João Lobo ministrará a palestra ‘Luz e Movimento na Fotografia Contemporânea’, e logo em seguida haverá um debate sobre o tema entre ele e a curadora Bete Gouveia, com mediação de Bruna Lobo. Esta será uma boa oportunidade para o público tomar conhecimento sobre os caminhos seguidos pela fotografia nas artes visuais de hoje.
Serviço:
Projeto Across Lens
Abertura: quinta-feira (7)
Até 30 de março de 2013
Hora: 19h30
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte
Palestra e debate: “Luz e movimento na fotografia contemporânea”
Data: 14 de março às 19h
Debatedores: João Lobo, Bete Gouveia e Bruna Lobo (mediadora)
Fone: (83) 3214. 8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Fanpage: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb