Prefeitura lança cadastro de mulheres atendidas no Centro de Referência

Por - em 620

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, laçou, nesta sexta-feira (8), o sistema “Atende Mulher”, que irá informatizar os dados referentes ao atendimento das mulheres em situação de violência atendidas no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. O sistema foi desenvolvido em parceria da PMJP, Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMT), Departamento de Ciências da Informação e do Laboratório de Tecnologias Intelectuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O sistema será totalmente informatizado e permitirá que sejam produzidas estatísticas sobre todos os atendimentos realizados no local. “Era tudo feito manualmente e agora teremos a celeridade de dados informatizados. Assim, poderemos construir estatísticas mais fieis à realidade e conseguir direcioná-las a políticas públicas específicas de acordo com o que nos mostrará os dados”, disse Socorro Borges, secretária de Políticas Públicas para a Mulher, da PMJP.

A professora Gisele Rocha, responsável pelo desenvolvimento do projeto junto com o Programa de Bolsa e Extensão (Probex) da UFPB, esclarece que o sistema irá humanizar o atendimento das mulheres do Centro de Referência. “O sistema vem para impedir uma dupla vitimização da mulher, ou seja, a mulher que chegar até o Centro não precisará contar toda sua história porque já estará no cadastro. Isto permite, inclusive, que se evite constrangimento por parte da pessoa atendida”, defendeu.

O Centro – O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra existe desde 2007 e no ano de 2012 se mudou para uma sede própria. A nova sede do Centro está localizada Rua Afonso Campos, 111.

No local são atendidas mulheres em situação de violência doméstica. O Centro dispõe de espaço e segurança para o atendimento multidisciplinar de apoio às mulheres. O local também funciona como uma política de conscientização, prevenção e contribuição para a erradicação da violência doméstica e familiar na vida das mulheres de João Pessoa e região metropolitana.