Sinalização organiza fluxo e oferece mais segurança ao pedestre

Por - em 616

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) continua o trabalho de sinalização viária – linhas, marcações, símbolos e legendas pintados sobre o pavimento – para organizar o fluxo de veículos e dar mais segurança ao pedestre, além de complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.

Depois de revitalizar toda a pintura da Avenida Pedro II, a equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) vem trabalhando na sinalização da Rua Paulo Roberto de Souza Acioly, no Bessa, asfaltada recentemente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e que ganhou uma ciclofaixa, duas faixas de rolamento e duas faixas de pedestres.

Também estão sendo revitalizadas faixas de pedestres e pintados redutores físicos de velocidade (lombadas físicas), que estão sendo implantadas para diminuir a velocidade. Na manhã desta quinta-feira (14), duas lombadas físicas foram sinalizadas na Rua Francisco Moura, no Treze de Maio.  As lombadas físicas são implantadas quando há necessidade de reduzir a velocidade dos veículos em vias de fluxo intenso, dando mais segurança aos pedestres.

Balanço – Neste mês de março, além do Treze de Maio, foram implantadas lombadas físicas na Avenida 14 de julho, no Rangel; na Rua Francisco Lustosa, Cristo; na Rua Sinésio Guimarães com Avenida Barão de Mamanguape, Torre; nas ruas Manoel Ângelo e Alfredo Ferreira da Rocha, em Mangabeira.

Com relação às faixas de pedestres, foram revitalizadas faixa de pedestre na Avenida Jucelino Kubitschek, no Geisel; na Rua Maria de Almeida, no Esplanada; Rua Severino B. Morais, no Grotão; Avenida Epitácio Pessoa; na Avenida Cruz das Armas, em Cruz das Armas; na Avenida Nego com Monteiro Lobato e na Rua Paulo Roberto S. Acioly, no Bessa. De janeiro a março, 41 faixas de pedestres foram revitalizadas.

O serviço de sinalização obedece a uma programação de acordo com o recapeamento de ruas, implantação de lombadas físicas e as solicitações de pintura de faixa de pedestres.

Além das demandas que chegam ao órgão, um vistoriador percorre diariamente as principais vias da cidade para verificar a necessidade de substituição de placas ou a revitalização da pintura no pavimento. No caso das placas de sinalização, dependendo da necessidade, a substituição é feita imediatamente.

As solicitações de revitalização de faixas podem ser feitas pelo 0800 2811518 ou pelos telefones 3218 9330/9336