Sambista Zé Katimba e grupo Choramigo animam a Praça Rio Branco

Por - em 652

Depois de mais de 70 anos no Rio de Janeiro e com os títulos de “Cidadão do Samba” e “Estandarte de Ouro”, concedidos pela imprensa carioca, o sambista paraibano Zé Katimba retorna à sua terra e se apresenta no ‘Sabadinho Bom’ deste final de semana. O evento terá também a presença do grupo Choramigo. Os shows acontecem neste sábado (16), a partir das 12h, na Praça Rio Branco. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Zé Katimba é natural do município paraibano de Guarabira. No final dos anos 50 foi um dos fundadores da Escola de Samba Imperatriz Leopodinense, no Rio de Janeiro. Composições conhecidas como “Disritmia”, que ficou famosa na voz de Martinho da Vila e foi gravada por Zeca Baleiro, é desse paraibano, cujo nome de batismo é José Ignácio dos Santos.

O título de “Cidadão do Samba” foi recebido este ano por Zé Katimba, que representou a Imperatriz Leopoldinense. Na ocasião, o jornal carioca Extra, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, reviveu um concurso muito popular nos anos 30. Ao todo foram mais de 30 mil votos computados via internet. Na nova edição, cada escola do Grupo Especial inscreveu um candidato.

Outro título importante recebido pelo artista foi de Personalidade do Ano, concedida pelo júri do prêmio “Estandarte de Ouro”, organizado pela Rede Globo. Atualmente, Katimba tem 80 anos de idade, sendo 53 só de Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Choramigo – neste sábado, o Choramigo levará à Praça Rio Branco um repertório que reverencia os ícones do choro, passando por Pixinguinha a Severino Araújo. O grupo é o primeiro a tocar, por volta das 12h, e também vai acompanhar a apresentação de Zé Katimba.

O grupo é formado pelos músicos Pelággio (violão de sete cordas), Arnaud (bandolim), Otacílio (pandeiro), Sérgio Ayres (flauta) e Júnior do Cavaco (cavaquinho). Este sábado, haverá ainda a participação dos convidados Lucas (clarinete) e Clevaldo (trombone). Choramigo é bastante conhecido do público que frequenta o projeto ‘Sabadinho Bom’. Entre canções executadas estão “Bem Brasil” (Altamiro Carrilho), “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim), “Naquele Tempo” e “Carinhoso” (ambas de Pixinguinha), “Eu sei que vou te amar” (Tom e Vinícius) e “Wave” (Tom Jobim), “O mundo é um moinho” (Cartola), “Escorregando” (Ernesto Nazareth), “Bola preta” (Jacob do Bandolim), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Aeroporto do Galeão” (Altamiro Carrilho).