Ação encerra ‘Semana de Abordagem a Mulheres em Situação de Rua’

Por - em 1024

Uma ação realizada no Pavilhão do Chá, no centro da Capital, marcou o encerramento da ‘Semana de Abordagem a Mulheres em Situação de Rua’, realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM). A atividade, realizada como parte da programação do mês Março Mulher – Afirmação da Cidadania, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), teve como objetivo abordar, principalmente, as mulheres moradoras de rua, buscando conscientizá-las sobre a importância da denúncia em casos de violência. A ação também contou com orientações sobre saúde e distribuição de preservativos.

A atividade, realizada pela SEPPM em parceria como o Programa de Abordagem de Rua a Crianças e Adolescentes (Ruartes) e o Consultório na Rua, ambos da PMJP, também aconteceu esta semana na orla e na Praça Pedro Américo, local em que uma das mulheres abordadas foi encaminhada ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas Pop), que atende pessoas em situação de rua.

Abordagem – O trabalho de abordagem à população em situação de rua acontece desde 2006 em João Pessoa. A meta é que outras ações mais efetivas, como as desta semana, possam ser realizadas ao longo do ano.

A assessora de Articulação Política e Comunitária da SEPPM, Josenice Pontes, explica que podem ser consideradas mulheres em situação de rua as que realmente moram nas ruas, profissionais do sexo que trabalham nas ruas, e ainda meninas em situação de trabalho infantil que também estão nas ruas. “Muitas dessas mulheres chegam a essa situação fugindo da violência doméstica e do abuso sexual. Nas ruas, elas, em muitos casos, voltam a conviver com a violência. Durante as abordagens, reforçamos a essas mulheres que elas podem reagir contra essa realidade e buscar ajuda nos serviços de apoio disponíveis na cidade”, destaca.

Um desses serviços, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que acolhe e oferece apoio e orientação às mulheres vítimas de violência, atendeu, desde 2007, mais de 1,6 mil mulheres. Só nos primeiros meses deste ano, foram 52 atendimentos. O serviço pode ser acessado pelos telefones 0800 283 38 83 e (83) 3214-3230.

Fórum – João Pessoa conta, desde fevereiro, com o Fórum de Discussão sobre População de Rua, formado por secretarias da PMJP, Polícia Militar e sociedade civil, do qual já está formado um grupo de trabalho responsável pela articulação de um censo para levantar o número de pessoas que vivem em situação de rua na Capital. O estudo também deverá fazer um recorte de gênero, mostrando o número de mulheres inseridas nesse quadro.