Semob inicia sistema experimental para facilitar acesso ao Altiplano

Por - em 1167

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa iniciou nesta quarta-feira (27) um sistema de ordenamento de fluxo no final da Avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) com o intuito de facilitar o acesso aos bairros Cabo Branco e Altiplano nos horários de pico. Para isso, a Semob instalou uma sinalização viária temporária (placa aérea), recurso que nunca havia sido utilizado em João Pessoa, e móvel (cones) para orientar os motoristas que se dirigiam a esses bairros. O teste será feito entre os entre 11h às 12h30, pela manhã, e das 17h às 19h, à tarde, de segunda a sexta.

Após a avaliação da diretoria do órgão, poderá ser implantada sinalização vertical e horizontal definitiva. O experimento consiste em disciplinar a via com cones dividindo o fluxo viário de forma que os veículos que vêm da Beira-Rio com destino ao Cabo Branco devem se posicionar na faixa da esquerda.  Já os veículos com destino ao Altiplano devem ficar na faixa direita.

A placa área, bastante visível, indica com uma seta a faixa que o motorista deve pegar para ter acesso ao Altiplano ou para o Cabo Branco. A Semob alerta aos condutores para que fiquem atentos e observem a sinalização, porque após entrarem na fila de cones terão que seguir pela faixa escolhida, obrigatoriamente, até o final.  O condutor que segue para o Altiplano e erra de faixa pode fazer o retorno a 200 metros.

Resultado positivo – Para o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, essa é uma pequena operação, mas que poderá trazer resultado positivo para o trânsito naquela área. “Com essa simples intervenção que estamos executando no final da Beira-Rio, esperamos trazer grandes resultados para o tráfego no local, reduzindo a lentidão nos horários de pico”, disse.

Ele salientou que a expansão imobiliária no Altiplano tem gerado uma enorme demanda de tráfego para o bairro, o que fez com que a Semob decidisse colocar em prática essa intervenção. O adjunto também falou do crescimento da frota de veículos em João Pessoa (mais de 285 mil), o que tem exigido do poder público municipal soluções para acomodar esse grande número de carros nas vias de uma cidade antiga como João Pessoa, que não foi projetada para receber esse volume de tráfego.

O teste da manhã desta quarta-feira demonstrou que com a intervenção o trânsito fluiu sem grandes problemas.  “O tráfego fluiu sem mais nenhum impedimento no acesso ao Altiplano”, observou o adjunto.

Rotatória – Em breve novas intervenções serão feitas para melhorar o trânsito naquela área. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), mediante projeto da Semob, vai construir uma nova rotatória no cruzamento da Beira-Rio com a Rua do Capim (300m antes da rotatória atual) distribuindo o fluxo de veículos que seguem em direção à praia.