Grupo do projeto Célula de Criação faz coleção inspirada na Bica

Por - em 526

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é a grande inspiração do grupo de estreia da 2ª edição do projeto Célula de Criação, realizado pela Estação da Moda, Centro Vocacional Tecnológico (CVT) ligado à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A coleção “50 Luas” já está em fase de produção e será apresentada ao público próxima quinta-feira (11), na Estação da Moda.

Elementos da fauna, flora e arquitetura do parque estão presentes na coleção “50 Luas”, que recebeu esse nome em homenagem a lenda que cerca a centenária Fonte do Tambiá, localizada no centro do parque.

O estudante de Letras e estilista nas horas vagas, Rivaldo Júnior, é um dos membros do grupo e é quem explica a história. “Em meio a nossa pesquisa, nos deparamos com a lenda indígena do romance entre jovens de duas tribos rivais: a índia Aipó, filha de um cacique potiguara, e o valente Tambiá, índio da tribo Cariri. Inconformado com o romance entre os dois, o cacique manda matar Tambiá. Durante 50 luas cheias, Aipó chorou sobre a túmulo do seu amado, dando origem a fonte de água pura. Por isso batizamos a coleção de ‘50 Luas’ ”, contou Rivaldo.

O grupo também é formado pelo estudante Lucas Silva, as modelistas Anne França e Simone Menezes, e a costureira Luzimar Afonso. De acordo com o “jovem veterano” Rivaldo Júnior (ele ganhou Menção Honrosa na última edição do concurso de novos estilistas, FashionTech, aos 19 anos), o grupo foi formado durante as aulas de Modelagem oferecidas pela Estação da Moda. “Nós nos conhecemos no curso e ficamos entusiasmados em participar do projeto. Tivemos o apoio da professora Grayce de Farias e estamos felizes com o resultado alcançado até agora”, disse Rivaldo Júnior.

O desenvolvimento da coleção “50 Luas” contou com consultoria criativa do estilista e coordenador da Estação da Moda Romero Sousa, além do apoio da designer de moda Lailane Melo e da produtora de moda Grayce de Farias, ambas educadoras do CVT. Para Romero, o projeto Célula de Criação mostra que os talentos não estão apenas dentro da academia, mas é preciso oportunidade para que eles sejam mostrados. “A partir dessa proposta democrática e inclusiva que permeia todos os projetos da Estação, os grupos são formados por pessoas experientes e inexperientes e o resultado é sempre surpreendente”, disse o coordenador do CVT.

O estudante Lucas Silva adiantou que a coleção apresenta uma cartela de cores bastante rica e que cada look é inspirado em um elemento diferente da Bica. “Diante da diversidade dos animais e da vegetação do parque, não podia ser diferente”, afirmou.

Célula de Criação – O projeto Célula de Criação é um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade. Os interessados formam grupos de cinco pessoas e desenvolvem coleções de 10 looks. Os grupos são estimulados a desenvolver projetos tendo como base a cultura local. As peças são confeccionadas na Estação da Moda, que também disponibiliza o material necessário. Seis grupos participaram na primeira etapa do projeto, que aconteceu no ano passado.

Como funciona – Os grupos se reúnem em dias e horários estabelecidos pelos próprios componentes, dentro do horário de funcionamento da Estação da Moda (de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h). Depois de pronta, a coleção passa a integrar o acervo da Estação, mas fica à disposição do grupo mediante solicitação.

Serviço – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Fica localizada na Rua Rosário Di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária.  Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mailestacaodamodapmjp@hotmail.com. Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação da Moda, os interessados também podem curtir a página do órgão no Facebook: “Estação da Moda PMJP”.