PMJP disponibiliza ação de cidadania e saúde aos moradores de Mangabeira

Por - em 386

Os moradores do Cidade Verde, em Mangabeira, na Zona Sul da Capital, tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (22). Como parte das comemorações pelo 30º de fundação do bairro, promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a população local teve acesso a vários serviços organizados em uma ação de cidadania. A atividade, coordenada pela Subprefeitura de Mangabeira, contou com a participação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e de outras secretarias de governo, a exemplo da Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Seman), Educação e Cultura (Sedec), Mobilidade Urbana (Semob) e Emlur.

“Este é um tipo de atividade que enriquece as comemorações promovidas pelo município pelo aniversário de Mangabeira, trazendo informações sobre vários serviços existentes no governo, como os que são colocados em prática dentro da política de atenção às mulheres, por meio da Secretaria das Mulheres”, ressaltou a secretária da SEPPM, Socorro Borges.

Durante a atividade, as mulheres tiveram acesso a material informativo sobre o serviço desenvolvido pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, de apoio a mulheres em situação de violência; a cartilha sobre a Lei Maria da Penha, que pune a violência doméstica e familiar contra as mulheres; folhetos sobre saúde reprodutiva e ainda distribuição de preservativos.

Cidadania – Na ação de cidadania, muita gente também aproveitou para aferir a pressão arterial, fazer exames de glicemia, ter orientações sobre saúde bucal, cortar cabelo e tomar vacinas. Quem quis colocar a documentação em dia também pode fazer a retirada de documentos. Nesse último caso, a partir da ação feita em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.

O coordenador da Subprefeitura de Mangabeira, Fernando Lopes, explicou que a intenção é que outros mutirões de serviços, como o que aconteceu nesta segunda, possam ser realizados mais vezes na localidade. “A nossa proposta é que outras ações como essa passem a ser contínuas”, ressaltou.

Para a dona de casa Juliana Caldeira, que há cinco anos mora no bairro, a iniciativa, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, promoveu a chance de que ela e a família conhecessem alguns dos serviços disponibilizados pelo município. “Isso poderia acontecer mais vezes no nosso bairro. A gente está descobrindo os serviços que nem sabíamos que tinham”, disse ela.