Vencedor do FashionTech fala sobre a coleção que será apresentada nesta terça

Por - em 377

O estilista Alberto Segundo, vencedor da 2ª edição do concurso FashionTech – promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), conversou nesta quinta-feira (2), com jornalistas e blogueiros de moda sobre a coleção Candy Craft. O bate papo aconteceu na Estação das Artes, no Altiplano, cenário que também vai abrigar, na próxima terça-feira (7), às 20h, o desfile da coleção.

A secretária Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), Marly Lúcio, ressaltou a importância de ações como o FashionTech, que estimulam a criatividade e colaboram para o crescimento do setor na Capital. “Nós entendemos a moda como uma oportunidade de negócio, um meio de gerar renda e colaborar para a economia da nossa cidade. O FashionTech, especialmente, é um projeto que nos deixa orgulhosos, porque além de estimular a criatividade, nos ajuda a encontrar e potencializar talentos, como aconteceu com o Alberto Segundo”, destacou.

Durante a coletiva com a imprensa, o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo órgão e do aspecto democrático do FashionTech. “O concurso não está restrito a profissionais da área, pelo contrário, é um projeto que tem o objetivo de identificar talentos. Assim surgiu o jovem estudante de Design Gráfico que conquistou um júri super competente e ainda recebeu elogios de um dos nomes mais respeitados do Brasil, como é o caso da estilista Fernanda Yamamoto”, ressaltou

Alberto Segundo – Estudante do 2º período de Design Gráfico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Alberto Segundo iniciou o bate papo com a imprensa falando sobre a sua relação com a moda. Ele disse que começou a gostar do tema em 2010, quando passou a acompanhar os principais desfiles do país. “Sempre gostei de desenhar, a partir daí eu comecei a criar croquis conceituais. No ano passado, uma amiga viu os meus desenhos e me apresentou ao FashionTech”, contou.

Estimulado pelo concurso, Alberto explicou que passou por um “intensivão” para entender os conceitos básicos de criação de uma coleção. “Eu não sabia, por exemplo, como fazer uma ficha técnica, mas pesquisei bastante e também tive o apoio de alguns amigos”, disse.

Coleção Candy Craft – O estilista também falou sobre as inspirações da coleção: doces e dobraduras. “Sempre gostei de trabalhar com papel, não por acaso escolhi o design gráfico. Assim, veio em mente os origamis, as dobraduras. Depois, pesquisei um pouco sobre as cores candy, que remetem a doces, e associe as duas coisas”, detalhou.

Do trabalho com dobraduras, surgiu a inspiração pelas formas geométricas, muito exploradas na coleção. O estilista também optou por transparência e utilizou apenas seda e tricoline para a criação dos 30 looks, que incluem vestidos, macaquitos e macacões.  O resultado é uma coleção minimalista e sugestiva, na opinião da designer de moda Lailane Melo.

FashionTech – O desfile do II FashionTech acontece na próxima terça-feira, às 20h, na Estação da Artes. Na segunda edição do concurso promovido pela Estação da Moda, 28 trabalhos foram inscritos e dez candidatos selecionados para concorrer à etapa final do concurso. Cada participante escolheu um dos croquis para ser executado e apresentado nesta etapa. As apresentações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho de 2012, na sede da Estação da Moda.

O evento tem a parceria do Extremo Fashion, que acontece no dia 8 de maio, nas mesmas instalações. O FashionTech conta ainda com o apoio da VAgency Agência de Modelos, Mariana Make Hair, Karmélia Calçados, Aviamentos e Cia, Senai, Sebrae, Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Unipê.

Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Fica localizado a Rua Rosário di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mail estacaodamodapmjp@hotmail.com