SEPPM promove Feira das Mulheres Empreendedoras
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), realiza de 8 a 10 de maio, no Ponto de Cem Réis, a Feira de Mulheres Empreendoras em Movimento. A atividade acontecerá de 9h às 17h30, com a venda de produtos do artesanato, comidas típicas e apresentações culturais.
A abertura oficial do evento acontecerá especialmente às 10h, desta quarta-feira (8), e contará com o início de uma campanha em benefício das mães do Método Canguru, do Instituto Cândida Vargas e de grupos de mulheres de bairros da Capital.
“A Feira de Mulheres já se consolidou como uma atividade que propõe não só a geração de renda para muitas artesãs, como também é uma oportunidade da própria população conhecer mais e também adquirir produtos que mantém a identidade cultural da nossa região”, ressalta a secretária da Seppm, Socorro Borges.
Esta é a primeira edição da Feira de Mulheres Empreendoras em Movimento realizada em 2013 e a oitava desde que foi criada. A atividade terá a participação de mulheres artesãs integrantes de 52 grupos informais da economia solidária e outra 25 artesãs individuais. No total, a expectativa é que Feira resulte em benefício direto a mais de 250 trabalhadoras. Durante o evento, também serão disponibilizados para a venda roupas, artigos de decoração, bijouterias, bolsas e artigos em tricô, crochê e fuxico.
Campanha – Uma das novidades da Feira neste mês de maio é o início da campanha que integra a ação “Mulheres construindo uma cidade sustentável”, promovida pela Seppm com grupos de mulheres em bairros e comunidades da Capital. Durante os três dias do evento, estarão sendo arrecadadas doações de três tipos de materiais. Um deles será o óleo de cozinha para ser utilizado na produção de sabão por parte das mulheres que vivem nas comunidades visitadas pela equipe da Seppm. Outro produto a ser arrecadado serão baterias e pilhas inutilizadas a serem entregues posteriormente a um banco privado que já realiza este trabalho na Capital.
A campanha também quer incentivar a doação de vidros a serem utilizados no armazenamento do leite materno entre as mães que estão vivenciando o Método Mãe Canguru, no Instituto Cândida Vargas. Os vidros precisam, necessariamente, ter tampa plástica.
“Como há uma falta do produto para armazenamento do leite, estamos contribuindo com as mamães no alimento aos seus bebês prematuros, e com a arrecadação dos outros produtos queremos chamar atenção da população para a questão da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente”, reforça a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da Seppm, Regina Bonfá, lembrando que as doações devem ser feitas no estande da Secretaria.
Atrações culturais – O primeiro dia da Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento contará a partir das 10h com a apresentação de grupos culturais. As atrações começam logo pela manhã como o Coral de Idosos e o grupo de Xaxado, organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o grupo de percussão do Batecumlata, da Emlur. À tarde, a partir das 16h, as apresentações ficam por conta dos grupos “Coco de Roda Raízes da Jurema” e o “Teatro de Mamulengos”. As atrações continuam também nos dias 9 e 10 de maio.