Projeto HQ Educa prepara alunos para novos horizontes profissionais
Desde o início do ano letivo estudantes da Escola municipal Nazinha Barbosa, em Manaíra, têm uma experiência inovadora em sala de aula. Com a utilização de histórias em quadrinhos (HQ), crianças e adolescentes do Fundamental II redescobrem, por meio do Projeto ‘HQ Educa’, muito além do prazer da leitura.
Elaborado pelo professor de Português, Peterson Martins, e contando com o apoio da direção, equipe técnica e colaboradores, o ‘HQ Educa’ mesmo utilizando um gênero textual comum em livros didáticos e projetos escolares, tem alguns pontos que o distinguem de similares: o desenvolvimento e incentivo das aptidões artísticas para o mercado gráfico; o despertar de uma maior auto-estima e a construção cognitiva plena no alunado.
O projeto, atualmente, encontra-se na fase de palestras, o ‘Papo HQ’ e captação de patrocínio junto à iniciativa privada. No entanto, o idealizador explica, que na realidade pessoense, ainda são poucos os empresários e representantes de editoras que têm uma visão empreendedora de apoio ao ensino público como um espaço de geração de excelentes profissionais.
Internacional – No último mês, a escola recebeu o artista paraibano Mike Deodato Júnior, mundialmente conhecido e que atualmente trabalha na Marvel, famosa empresa norte-americana reconhecida no mundo dos quadrinhos. O desenhista proferiu palestra e interagiu com os estudantes, respondendo a questionamentos, desenhando e inspirando-os a descobrirem a arte do desenho dentro deles.
“Ele desenhou o Homem-Aranha no quadro em menos de cinco minutos. Ficou lindo”, falou Natasha Maria, do 9ºano.
David Gonçalves do 9º adorou a parte em que o desenhista explicou como começou a desenhar, quem foi seu maior incentivador e como usou o desenho para superar a timidez.
Dia 13 – Na tarde da próxima segunda-feira (13), a instituição vai contar com a presença do artista gráfico João Mário, professor do Studio Made PB, importante escola de quadrinhos e de formação de artistas gráficos de João Pessoa. Com esse momento, haverá a conclusão da segunda fase do ‘HQ Educa’.
“É necessário entendermos que a Prefeitura de João Pessoa acredita que a educação profissional dos jovens não consiste apenas na preparação de mão-de-obra para a construção civil e habituais cursos profissionalizantes, mas também para a preparação de seus alunos para novos horizontes profissionais dentro do mercado global”.