Vencedor do FashionTech apresenta coleção na Estação das Artes

Por - em 528

Emoção. Esse foi o sentimento que permeou a apresentação da coleção Candy Craft, vencedora da 2ª edição do concurso de novos estilistas FashionTech, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os 30 looks criados pelo jovem estudante de Design Gráfico, Alberto Segundo ganharam a passarela da Estação das Artes, arrancando aplausos de um público formado por jornalistas, blogueiros, profissionais, estudantes e amantes do universo da moda na noite desta terça-feira (7).

O evento foi prestigiado pela esposa do vice-prefeito Nonato Bandeira, a jornalista Célia Chaves, e pela primeira dama do município de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que elogiou o jovem estilista Alberto Segundo: “Um menino super jovem e talentoso poder mostrar o seu trabalho através de uma ação da Prefeitura de João Pessoa e ver um desfile como esse acontecer é motivo de orgulho e satisfação pra nós. Afinal, muitas pessoas têm habilidades, mas não têm a oportunidade de aperfeiçoar determinadas técnicas. Através de ações como essa, a Secitec, por meio da Estação da Moda, faz essa ponte entre a cadeia produtiva e a qualificação profissional de um segmento que cresce cada vez mais”, disse Maysa Cartaxo.

A titular da pasta de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João pessoa, Marly Lúcio, ressaltou a importância de investir no mercado da moda e confirmou a realização da 3ª edição do concurso, cujo edital será lançado no próximo mês. “Pra nós é um orgulho muito grande mostrar que vale a pena investir na moda, que é um mercado que gera negócios, emprego, renda e contribui para o desenvolvimento de um lugar. Por isso achamos tão importante existir um Centro Vocacional Tecnológico (Estação da Moda), voltado para qualificar e estimular a profissionalização desse setor na nossa cidade”, ressaltou.

O secretário adjunto da Secitec, Roberto Aquino, completou ao afirmar que está nos planos do prefeito Luciano Cartaxo transformar a Estação da Moda em pólo de moda. “O prefeito quer investir realmente para garantir o avanço social das pessoas que não têm oportunidade e o plano é que a Estação se torne um pólo de moda que, além de proporcionar a capacitação da mão de obra, desenvolva outras políticas públicas para garantir o crescimento do setor”, disse.

Para o coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, o FashionTech vem se consolidando no cenário de moda local. “O balanço do evento é muito positivo. Realizamos a primeira edição do concurso de forma pioneira no país e agora, com a segunda edição, percebemos o ganho em termo de qualidade, capacidade de produção e qualidade das peças confeccionadas. Esperamos que o desfile tenha sido um estímulo para os novos talentos e dizer que a gente não cansa de acreditar que a Paraíba tem valor, que é um celeiro de criação e que terá cada vez mais o nosso apoio”, afirmou.

Ligada no universo da moda, a vereadora do município de João Pessoa, Raíssa Lacerda, também fez questão de conhecer o trabalho de Alberto Segundo. “O desfile foi um show. Alberto arrasou, apontou tendências e eu acho que o prefeito está indo no caminho certo, incentivando todas as áreas e descobrindo grandes talentos como o Alberto Segundo. O evento foi prestigiadíssimo, casa lotada. Está de parabéns a Secitec, a Estação da Moda, a PMJP e o grande vencedor”.

Para o autor da coleção, a maior emoção da noite foi ver que o seu trabalho foi bem recebido pelo público. “Os comentários foram os melhores e isso mostra que esses dois meses intensos de trabalho no desenvolvimento da coleção valeram muito à pena”, disse. De acordo com Alberto, que é estudante do 3º período de Design Gráfico no IFPB, a moda entrou definitivamente para a sua vida. “Com certeza a moda ganhou uma proporção maior para mim, já que agora estou inserido nesse contexto, com uma primeira coleção desfilada. Agora é bola pra frente e investir na carreira”, disse.

Jurados comentam coleção – A estilista paulista Fernanda Yamamoto (Fashion Rio e SPFW) não tirou os olhos da passarela durante o desfile da coleção Candy Craft. Ela fez parte do júri que premiou Alberto numa disputa que envolveu 28 concorrentes.

“É uma coleção muito autoral, embora seja alguém com nenhuma experiência na área de moda. A gente percebe que ele teve uma ideia e que foi fundo. E observamos que tem muito da bagagem dele do design, com toda essa geometria. É a primeira coleção de uma pessoa que não tem experiência em moda, então eu achei que faltou um pouco da técnica, da construção da roupa, mas acho que talento ele tem, senso estético também e acho que algumas ideias foram muito bem executadas”, analisou Fernanda Yamamoto.

Para a jornalista e acadêmica Agda Aquino, que também integrou o júri do concurso, Alberto mostrou uma visão sensível de moda através da coleção Candy Craft. “Todos que estavam ao meu redor se emocionaram com o desfile de Alberto. Acho que a coleção é poética porque tanto tem peças conceituais, como peças totalmente usáveis. Ele mostrou que tem uma identidade, que é algo que a gente já identificava na seleção do concurso. Afinal, não foi à toa que ele se destacou no meio de tantos concorrentes. Um menino verde no sentido de formação e vivência pessoal, mas já com uma visão tão sensível do universo da moda como comunicação e como identidade”, ressaltou.

Para Agda, essa foi uma oportunidade incrível para Alberto iniciar na carreira. “Eu consigo visualizar ele daqui a 20 anos como um grande nome da moda brasileira, lembrando desse evento e de como ele foi decisivo para a vida dele. Acho que ele mesmo ainda não se dá conta disso”, disse.

Coleção Candy Craft – Inspirado em origamis e doces, Alberto Segundo criou uma coleção minimalista composto por 30 looks, Do trabalho com o design, surgiu a inspiração pelas formas geométricas, muito exploradas na coleção. O estilista também optou por transparência e utilizou apenas organza e tricoline para criar vestidos, macaquitos e macacões.

A confecção das peças foi feita nos meses de março e abril por uma equipe formada pela designer Lailane Melo, a técnica em produção de moda, Grayce de Farias, as costureiras Neide Lima e Ozana Lima e as estagiárias do curso de Design de Moda do Unipê Emylene Diniz, Carolina Domingues e Louise Nery.

FashionTech  Na segunda edição do concurso promovido pela Estação da Moda, 28 trabalhos foram inscritos e dez candidatos selecionados para concorrer à etapa final do concurso. Cada participante escolheu um dos croquis para ser executado e apresentado nesta etapa. As apresentações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho de 2012, na sede da Estação da Moda.

O FashionTech contou com a parceria do Extremo Fashion, VAgency Agência de Modelos, Mariana Make Hair, Karmélia Calçados, Aviamentos e Cia, Senai, Sebrae, Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Unipê, Casa Brasil e Estação Cabo Branco.

Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.