População da 2ª região elege sete conselheiros do Orçamento Participativo

Por - em 125

A população da 2ª região orçamentária de João Pessoa elegeu, nesta quarta-feira (8), sete conselheiros do Orçamento Participativo (OP) para representá-la diante da Prefeitura Municipal durante o biênio 2013-2015. Aeleição aconteceu na Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no bairro do Altiplano, e contou com a participação de 72 moradores da região, polarizada pelos bairros Altiplano, Cabo Branco e Penha.

O secretário do Orçamento Participativo, Hildevânio Macêdo, afirmou que os novos conselheiros devem mobilizar a população e fiscalizar o andamento das obras nos bairros e comunidades. “Ele é o elo de ligação entre a Prefeitura e os moradores. Aquele que luta pelos direitos do cidadão”, pontuou.

Ele ressaltou a importância da participação popular na gestão municipal. “Não podemos construir propostas sem ouvir a população. Esse, portanto, é o processo de escuta para que possamos construir uma gestão mais participativa com compromisso, uma marca do prefeito Luciano Cartaxo e do partido dos trabalhadores”, disse Hildevânio Macêdo.

A eleição integra a segunda etapa do Ciclo do OP 2013 que é composto por 14 Assembleias Regionais e prossegue até o dia 6 de junho. Com essa etapa, a Prefeitura de João Pessoa institui a representação popular para dialogar sobre projetos, ações e serviços realizados pela gestão municipal por meio de votação em assembleias regionais pela cidade.

Eleição – Após o registro da candidatura, que aconteceu das 18h às 19h, comprovado os critérios exigidos, os candidatos tiveram um tempo para expor os seus projetos e intenções antes de ser iniciada a votação. Foram eleitos no total da 2ª região sete conselheiros titulares e quatro suplentes.

De acordo com Hildevânio Macêdo, os bairros que ficaram sem representação, terão ainda nova oportunidade de escolher os seus conselheiros. “Nenhum bairro pode ficar sem representação”, atestou.

Para Luzinete Rodrigues, eleita conselheira do bairro Cidade Recreio, essa é uma oportunidade de unir forças para lutar por direitos. “Vou ser a voz do meu povo e reivindicar aquilo que é nosso de direito”, afirmou.

Critérios – Para se candidatar à condição de conselheiro regional do Orçamento Participativo no biênio 2013-2015 é preciso atender alguns critérios: apresentação de comprovante residência que ateste que a pessoa reside na comunidade ou bairro a que se candidatará na assembleia regional; possuir idade igual ou acima dos 18 anos; apresentar documento de identificação com foto e CPF e assinar um termo em que atesta estar apto a participar do pleito.

Número de eleitos – A Assembleia Regional é realizada a cada dois anos e sua viabilização compete à Secretaria Executiva do Orçamento Participativo e será realizada na seguinte proporção: de um a 300 participantes será eleito um conselheiro para cada dez participantes. Acima dos 300, além dos 30 conselheiros eleitos, ao número que exceder os 300 haverá mais um conselheiro para cada 20 participantes da reunião.

Região – A 2ª região do OP é composta pelos bairros: Jacarapé, Praia de Jacarapé, Comunidade Jacarapé I, II, e III; Penha, Vila dos Pescadores, Comunidade Rio do Cabelo, Comunidade Vila do Sol; Seixas; Quadramares; Altiplano, Vila São Domingos, Comunidade Rabo do Galo, Vila Mangueira; Cabo Branco, Barreira do Cabo Branco; Tambaú, Comunidade Paulino Pinto.

Assembleia Geral – Ao término de todas as eleições, o OP realizará, no dia 11 de junho, a Assembleia Geral, a partir das 18h, no Ginásio da Unipê, com o objetivo de eleger o Conselho Municipal, que tem o objetivo de fiscalizar obras, acompanhar os processos de licitação e representar todos os conselheiros junto à gestão pública.

Conselheiros do Orçamento Participativos – 2ª Região:

Bairro: Altiplano

Conselheiro: Emiliano da Silva

Suplente: Douglas Moraes

Bairro: Cidade Recreio

Conselheiro: Luzinete Rodrigues

Bairro: Cabo Branco

Conselheiros: Ivonete Santos e Kleber Gonçalves

Suplente: Ivonaldo Alves

Bairro: Jacarapé

Conselheiro: Celeide dos Santos

Bairro: Penha

Conselheiros: Maria de Lourdes e Gilson Celso

Suplentes: Janaína da Silva e Euclides Vitorino