Vice-prefeito discute projeto de um Centro de inclusão para pessoas com deficiência
O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, se reuniu manhã desta quarta-feira (15), em Brasília, com a secretária Macaé Maria Evaristo dos Santos, responsável pela área de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência, Nonato apresentou projeto para a construção de um amplo Centro Municipal de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“Este foi um compromisso que o prefeito Luciano Cartaxo assumiu durante o processo eleitoral e que vamos também cumprir, a partir de uma necessidade urgente e de uma dívida histórica que o poder público de uma forma geral tem com as pessoas com deficiência e seus familiares. Cerca de 90 mil pessoas estão dentro dessa realidade apenas na Capital e temos que resolver ou atenuar as dificuldades encontradas diariamente”, afirmou.
Nonato disse que o Programa criado pelo prefeito e coordenado por ele já fez um diagnóstico dos serviços e equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para atender aos deficientes, além de promover um levantamento de todas as entidades, órgãos e instituições que trabalham diretamente na área.
A secretária da Diversidade e da Inclusão do Governo Federal disse que irá analisar a proposta com sua equipe técnica e ver qual a melhor fórmula em viabilizar o Centro, equacionando questões como educação, esportes, assistência à saúde, música, informática, entre outras, sempre focando na inclusão e na educação complementar, ou seja, que o projeto seja para agregar ao aprendizado nas escolas, o chamado segundo turno escolar.
Ônibus escolar – Na mesma audiência no Ministério da Educação, Nonato Bandeira também tratou da aquisição de 12 ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência. O responsável pelo setor, Walter Borges, garantiu que a verba já foi empenhada e que nas próximas semanas a Secretaria de Educação do município já poderá ter acesso aos veículos.