Luciano Cartaxo visita exposição com obras de ex-dependentes químicos

Por - em 392

O prefeito Luciano Cartaxo visitou, na manhã desta quarta-feira (5), a exposição ‘Um novo olhar’, aberta ao público até o próximo domingo (9) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A exibição é formada por trabalhos elaborados por 12 servidores municipais ex-usuários de álcool e drogas, que estão em tratamento no Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (CRDQ). A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Administração (Sead).

“É uma grande alegria vir até aqui e poder ver tantas peças artísticas como fruto de um trabalho importante de ressocialização”, destacou o prefeito. “Estamos muito preocupados em cuidar da cidade, mas esse trabalho não alcança resultados se não cuidarmos também das pessoas, o que tem início com a atenção com os nossos servidores. Posso garantir que vamos investir cada vez mais na estrutura do Centro, para que possamos oferecer um tratamento com muito mais qualidade”, afirmou.

Para o secretário adjunto da Administração, Thiago Lucena, prestigiar os trabalhos expostos na Estação Cabo Branco é ver o resultado positivo ao longo de uma grande batalha. “Essas pessoas enfrentam muitos problemas e, para elas, essa é uma grande vitória. Temos obras de grande qualidade, mas ainda mais importantes por terem como estampa histórias reais. Aqui vemos vidas renascerem”, avaliou.

A primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, defendeu o trabalho da instituição e garantiu que vai levantar pessoalmente a bandeira do Centro. “É um grupo que trabalha pela reabilitação de pessoas de bem, que precisam de nossa sensibilidade e de investimentos do Poder Público. E seu resultado pode ser visto agora, pois quando olhamos as obras expostas percebemos ainda mais a sua magnitude”, declarou.

Artistas – Os artistas responsáveis pelos trabalhos expostos demonstraram alegria com o momento. Um dos servidores entregou a Luciano Cartaxo um troféu de prefeito amigo do CRDQ. “Com a ajuda do Centro e de toda a equipe estamos ocupando o nosso tempo com coisas positivas e que nos ajudam a crescer, e não mais com o uso do álcool ou como alguns amigos que usavam drogas. Só temos a agradecer e aproveitar este momento”, declarou.

A exposição – As obras são resultado das aulas de arte-terapia oferecidas pelo Centro, que são ministradas pelo artista plástico Dadá Vasconcelos. De acordo com ele, o grupo trabalha com as artes plásticas, com destaque para a pintura em diversos materiais, como tela, madeira, papelão e plástico. Além disso, eles desenvolvem trabalhos de escultura, modelagem e montagem de maquetes. “Os alunos têm total liberdade em sua criação pelo fato de não nos atermos especificamente ao resultado, mas buscarmos a ocupação por meio da arte”, explicou o professor.

A instituição – O Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, que funciona na Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, n° 67, Centro, foi aberto pela Secretaria Municipal da Administração há 12 anos, como explicou a diretora de Recursos Humanos da pasta, Lílian Coelho. A instituição tem como objetivo acolher os servidores municipais com problemas de dependência do álcool ou das drogas, oferecendo tratamento médico e serviços de psicologia, assistência social, arte-terapia, música e educação física.