Setransp entrega à Câmara relatório com prioridades eleitas no OP 2013

Por - em 292

A Secretaria de Transparência Pública (Setransp) apresentou à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um relatório com as prioridades eleitas pelas 14 regiões de participação popular nas plenárias do Orçamento Participativo (OP) 2013. A entrega do documento aconteceu nesta quarta-feira (5) durante reunião na Casa Napoleão Laureano.

O relatório contém, ao todo, 144 demandas, sendo as principais relacionadas aos setores de infraestrutura (34,) habitação (28), saúde (15), educação (15), desenvolvimento urbano (15), mobilidade urbana (10), esporte (6) e cultura (5). As outras áreas da administração pública somam seis demandas.

Segundo o secretário de Transparência Pública, Éder Dantas, o relatório servirá como subsídio para as propostas e emendas dos vereadores. “Foram trinta dias de escuta à população e agora estamos analisando tecnicamente a execução das demandas. Vamos entregar uma cópia do relatório em cada gabinete para dar mais transparência e mais acesso à informação aos vereadores”, disse.

O Orçamento Participativo é uma secretaria executiva da Setransp. Para o secretário executivo do OP, Hildevânio Macedo, as ações devem ser conjuntas para o desenvolvimento da cidade de João Pessoa. “Trazendo as propostas do OP, podemos estreitar a relação entre executivo, legislativo e a participação popular”, afirmou.

Durante a reunião, estiveram presentes o secretário de Transparência, Éder Dantas; o secretário adjunto da Transparência, Ronald Pereira; o secretário executivo do OP, Hildevânio Macedo; além dos vereadores Durval Ferreira (presidente da Câmara), Raoni Mendes (presidente da Comissão de Orçamento), Marco Antônio (relador da Lei de Diretrizes Orçamentárias), Bira, Benilton Lucena, Bruno Farias, Djanilson da Fonseca e Raíssa Lacerda.

Ciclo Orçamentário- As plenárias do Orçamento Participativo, quando foram eleitas as prioridades das 14 regiões de participação popular, aconteceram no período de 25 de março a 25 de abril. Esta semana o OP encerra as assembleias de eleição dos conselheiros de cada uma das regiões.

Até o momento, estiveram presentes 9.146 pessoas nas atividades do OP. As próximas etapas são compostas pela Assembleia Geral do Orçamento (15 de junho), Fóruns Temáticos (junho e julho), Congresso Municipal do Orçamento (julho e agosto), Caravana de Prioridades (agosto) e Planejamento Participativo (agosto).