Escolas da Rede Municipal vivenciam clima junino e celebram o São João

Por - em 118

Os festejos juninos ganham espaço nas escolas e nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de Ensino, que se ‘vestiram’ com bandeirolas, balões e o tradicional xadrez.

A animação remete ao São João, festa tipicamente nordestina, que anualmente pela comemoração muda um pouco a rotina do alunado. Além do cenário montado especialmente para o mês, os estudantes são agraciados durante o intervalo com o som do autêntico forró, além de ter aulas sobre as festividades da época e os homenageados do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.

“Cada instituição de ensino escolhe a melhor data e promove a sua comemoração. O intuito é reunir o alunado e a comunidade escolar para juntos celebrarem o final do primeiro semestre fazendo alusão às festas juninas. Tudo de forma simples, mas com muito arrasta pé, comidas típicas e apresentações culturais”, explicou o diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura, Gilberto Cruz.

A Escola Agostinho Fonseca Neto, no Conjunto Bela Vista, no bairro do Cristo Redentor, este ano resolveu inovar, vai realizar a festa baseada no tema “Brincando e aprendendo na relação família escola”. O encontro que acontece nesta sexta-feira (21), às 18h, está aberto a toda comunidade.

A diretora Cristina Novaes relatou que vai aproveitar o divertido momento da festividade para destacar a importância da união familiar. “Vamos nos confraternizar com alegria e responsabilidade. Em meio ao forró pé-de-serra, a quadrilha e a brincadeiras ligadas à época, mensagens de incentivo sobre a relação pais e filhos. Vai ser emocionante. Contamos com a presença do alunado do Fundamental I, II e da Educação dos Jovens e Adultos (EJA)”, disse a gestora.

Já na Escola de Tempo Integral Paulo Freire, no Conjunto Nova Trindade, no Jardim Veneza, a direção vai realizar dois momentos festivos. O primeiro acontece nesta sexta (21), às 17h, onde os estudantes do 1º ao 5º ano, da EJA e do ProJovem vestidos de matutos vão dançar xote, xaxado e baião, participar de um brechó, e ainda vão se deliciar com pipoca, milho, pamonha e canjica, além das brincadeiras juninas.

No sábado (22), às 9h, é a vez da animação com os participantes dos programas Escola Aberta, Ciranda Curricular e Mais Educação. Na oportunidade, haverá desfile matuto com peças produzidas pelos participantes da oficina, partida de futebol a caráter e exposição de peças artesanais produzidas por pais e alunos.

“Não se fala em outra coisa a não ser nestes dois eventos juninos. Todos estão envolvidos para fazer o melhor. A ansiedade paira no ambiente escolar. Depois de um semestre de estudos é hora de festejar”, enfatizou a diretora da escola, Chirley Martins.