Planejamento de segurança garante tranquilidade da festa na Capital

Por - em 368

Monitoramento eletrônico com câmeras de infravermelho e de longo alcance, Polícia Militar, Guarda Municipal e Segurança Privada, tem garantido o sucesso da segurança do ‘São João Pra Valer’, em João Pessoa. A festa, que foi iniciada na última sexta-feira (21) e que já levou mais de 70 mil pessoas nestes três primeiros dias, tem sido marcada pela tranquilidade e garantia de comemoração em segurança e paz.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, a festa está sendo um sucesso de público e a segurança está contribuindo para isso, pois famílias inteiras se sentem em segurança para participar do momento junino. Todos os acessos ao Ponto de Cem Réis são fechados e para ter acesso, o público é revistado. Além de coibir a entrada de armas, a revista também impede que as pessoas entrem com garrafas de vidro, que podem ser usadas como arma.

“A gente se preparou para poder oferecer uma festa tranquila. Toda noite, temos 40 guardas municipais, 80 homens da segurança privada, agentes da Semob ordenando o trânsito. A Polícia Militar também com um número considerável, com a cavalaria. Enfim, muita gente trabalhando em parceria para garantir que tenhamos esta festa em paz. E se Deus quiser, vamos continuar assim”, afirmou.

Um dos destaques no quesito segurança, são as câmeras de infravermelho e Speed Dome, que captam imagens e são observadas em uma sala de monitoramento. “Locamos um sistema de monitoramento para nos auxiliar com as câmeras que já tínhamos instaladas no Ponto de Cem Reis e elas são observadas por nossas equipes. Qualquer movimentação estranha é repassada de imediato, via rádio, para o efetivo que está na rua. Com isso, temos garantido a segurança de todos”, declarou Geraldo Amorim. A sala de monitoramento fica localizada no Paraíba Palace Hotel.

As imagens registradas pelas câmeras, inclusive de infravermelho e que captam imagens no escuro, ficarão arquivadas, segundo Geraldo Amorim, por mais quinze dias. “Qualquer coisa que a polícia precisar, estamos com as imagens à disposição para auxiliar no trabalho de investigação. Mas esperamos não precisar contar com elas depois, pois até agora só tivemos pequenas brigas, empurrões, coisas que não comprometem o brilho da festa”, disse.