PMJP promove I Encontro de Políticas de Segurança Alimentar

Por - em 230

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quarta-feira (26), por intermédio das Secretarias de Gestão Governamental Política (Segap) e Desenvolvimento Social (Sedes), o I Encontro Intersetorial de Políticas de Segurança Alimentar do Município. O evento, que terá início às 8h e será encerrado às 17h, será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraíba – (OAB-PB).

O I Encontro Intersetorial de Políticas de Segurança Alimentar do município de João Pessoa objetiva traçar um panorama das políticas e programas de segurança alimentar e nutricional em curso e, ao mesmo tempo, lançar diretrizes para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município.

A meta do governo do prefeito Luciano Cartaxo é enfrentar a fome e a desnutrição no município de João Pessoa através de ações que assegurem uma alimentação saudável e regular as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Isto está sendo feito através da ampliação de políticas públicas que articulem programas e ações de segurança alimentar e nutricional, numa perspectiva de intersetorialidade com as diversas secretarias que desenvolvem políticas de segurança alimentar, a exemplo da Sedes, Secretaria Municipal de Educação (Sedec), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Durante todo o dia, secretários municipais e representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa (Consea), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB) de órgãos, instituições e coordenadorias que trabalham com o tema irão debater e apresentar propostas para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar.

Avanço e conquistas – O combate à fome e a garantia de uma alimentação com qualidade é uma das prioridades do governo de João Pessoa, enfatiza o secretário Rodrigo Soares (Segap). “E para isto precisamos estar articulados com a sociedade para avançarmos numa agenda que faça com que João Pessoa avance cada vez mais nessa área, para que a população tenha acesso a uma alimentação sadia”, ressaltou.

Segundo o presidente do Consea-PB e coordenador de Articulação Política da Segap, Arimatéia França, a segurança alimentar é um dos direitos universais pouco cumprido na nossa história. “Estamos numa nova fase de consolidação de direitos no Brasil e começar a construção de um plano para contemplar todos os moradores da principal cidade do Estado, que é João Pessoa, é um momento rico e importante”, disse Arimatéia França.

O I Encontro Intersetorial de Políticas de Segurança Alimentar de João Pessoa é um evento importante para o aperfeiçoamento dos programas que abrangem a segurança alimentar e nutricional do município, garante Vernayde Maria Teotônio Ramalho, presidente do Consea Municipal. “No Encontro vamos ter uma apresentação geral das políticas públicas que estão sendo feitas em João Pessoa e a partir dos debates e das propostas apresentadas vamos poder aperfeiçoar os programas existentes, buscando aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos”, disse Vernayde.

Confira a programação do encontro

8h – Abertura solene – Objetivos

8h30 – Apresentação por secretarias afins “15min” (Diagnostico/Perspectivas/Metas)

10h – Café

10h15 – Abertura das apresentações especificas dos programas, ações, equipamentos, Sisvan, Desan em João Pessoa

10h30 – Bancos de Alimentos  10min (Apresentação em data show)

10h40 – Compra Direta 10min (Apresentação em data show)

10h50 – Cozinhas Comunitárias 10min (Apresentação em data show)

11h – Restaurante Popular 10min (Apresentação em data show)

11h10 – Programa Pão e Leite 10min (Apresentação em data show)

11h10 – Unidade de Cozinha de Produção de alimentos 10min. (Apresentação em data show)

11h20 – Cisvan – Centro de Referencia em Seg. Alimentar 20min (Apresentação em data show)

11h40 – Restaurante e Cesta Basica 10min. (Apresentação em data show)

11h50 – Alimentação Escolar 15 min. (Apresentação em data show)

12h05 – Cinturão Verde e Agricultura Familiar 10min (Apresentação em data show)

12h15 – Segurança Alimentar 10min. (Apresentação em data show)

12h25 – Banco de leite humano (Zilda Arnes) 10min. (Apresentação em data show)

12h35 – Almoço

14h – Debate / Apontamentos / propostas dos destaques feitos nas apresentações para a construção do Plano Municipal de segurança alimentar.

16h30 – Encaminhamentos

17h –  Encerramento