Prefeitura oferece posto para cadastramento biométrico do TRE

Por - em 520

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) irá facilitar o cadastramento biométrico dos servidores municipais. Um posto de atendimento foi instalado no Centro Administrativo Municipal (CAM) e já está funcionando, atendendo além dos funcionários, as pessoas que buscarem os serviços da gestão municipal e visitantes.

No início do mês de abril, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, visitou o presidente do TRE na Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, e garantiu a colaboração e parceria da Prefeitura no trabalho do Tribunal. Na cidade, mais de 480 mil eleitores precisam passar pelo processo, que tornará a Capital uma das únicas, em 2014, com 100% do eleitorado cadastrado.

O processo consiste na coleta das dez impressões digitais de cada eleitor. O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores que votam em João Pessoa, pois, a partir do próximo ano, o processo eleitoral na cidade será feito através do reconhecimento da digital do eleitor e não mais com o título eleitoral e documento com foto. Quem não fizer, terá o título cancelado.

A Secretaria de Administração disponibilizou os espaços e selecionou os servidores da PMJP que trabalharão junto aos técnicos do TRE. Na última semana, eles passaram por um treinamento para prestar o atendimento aos servidores e visitantes. O posto está instalado na recepção do CAM e funciona das 8h às 14h. É necessário apresentar um documento recente com foto e um comprovante de residência. Também será instalado, nos próximos dias, um posto para atendimento no Paço Municipal, no Centro.

Segurança nas eleições – A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica reconhece o eleitor através da identificação das digitais. Com isso, fica praticamente impossível a tentativa de fraude na identificação do votante.