PMJP é destaque em evento nacional de tecnologia com gestão de redes sociais e aplicativos

Por - em 424

A Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Secitec) participou do SmartCitiesSummit 2013, evento realizado em São Paulo, na semana passada, e que reuniu gestores e especialistas na área de tecnologia de todo país. O fórum discutiu a implantação de processos tecnológicos que permitam tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e sustentáveis. João Pessoa foi citada como exemplo no gerenciamento das redes sociais e no desenvolvimento de aplicativos.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, defendeu que a experiência foi importante por permitir conhecer soluções já aplicadas em outros municípios e por mostrar o que João Pessoa vem fazendo e planejando para o setor. “Debatemos sobre projetos que possam melhorar a vida do cidadão e otimizar os serviços prestados pelo poder público. A tecnologia é interdisciplinar e deve estar presente em todas as áreas de atuação para melhor servir aos moradores e aos visitantes das nossas cidades”, avaliou.

Ela destacou que a Prefeitura de João Pessoa já está trabalhando com o conceito de cidades inteligentes devido a política instituída pelo prefeito Luciano Cartaxo de planejar a cidade para que ela se desenvolva de forma sustentável e integrada. “Com a nossa participação no projeto do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades Emergentes e Sustentáveis, estamos trabalhando diversas soluções com o uso de tecnologia nas áreas de mobilidade, segurança, destinação de resíduos sólidos e tecnologia da informação e comunicação”, revelou.

Destaque – Durante o evento, a cidade de João Pessoa foi citada como exemplo no gerenciamento das redes sociais e no desenvolvimento de aplicativos que facilitem a comunicação e o controle social. O especialista em Marketing Digital, Nino Carvalho, utilizou as ações instituídas na Capital paraibana como caso de sucesso durante palestra proferida no SmartCitiesSummit.

“Ficamos muito orgulhosos por saber que o trabalho que o município vem executando nessa área vem ganhando destaque nacional e servindo de exemplo para outras cidades do país. Para nós, a cidade inteligente é aquela que desenvolve soluções para melhorar a vida das pessoas e que também institui uma política de comunicação e participação social de forma horizontal”, afirmou Marly Lúcio.

Inclusão Digital – A secretária e a equipe de técnicos da Secitec também aproveitaram para conhecer as ações que a cidade de São Paulo vem realizando na área de inclusão digital. Eles foram recebidos pelo secretário de Serviços da Capital paulista, Simão Pedro, e conheceram, entre outros, o projeto “Praças Digitais”, que consiste em disponibilizar internet gratuita via wi-fi em praças públicas. “Foi uma troca de experiências importantíssima, já que em João Pessoa desenvolvemos um projeto parecido, o Jampa Digital, sobre o qual estamos estudando formas de melhorar a qualidade do serviço ofertado à população”, destacou.