Estacine de julho tem homenagem a Ricardo Darín e documentários polêmicos

Por - em 619

ARevoluçãoNãoSeráTelevisionada2O projeto Estacine do mês julho preparou uma programação especial para comemorar o aniversário de cinco anos da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Aos sábados, a “Mostra Documentários” vai exibir produções de diferentes países que tratam de temas polêmicos, como golpe militar e filhos de garotas de programas. Já os domingos serão dedicados ao premiado ator argentino Ricardo Darín. As sessões ocorrem às 16h, no Miniauditório I da Estação das Artes e tem entrada gratuita.

De acordo com o chefe do Setor de Eventos da Estação Cabo Branco, Rivaldo Dias, a intenção de exibir documentários é para mostrar um lado diferente do projeto. “Escolhemos documentários que tratam de temas atuais e teremos comentários de especialistas. Queremos criar um debate com os visitantes, para enriquecer cada vez mais as sessões”, afirmou. Os domingos também terão comentários do cinéfilo já conhecido do público, Andrés von Dessauer, que participa das sessões do dia 07 e 14.

Mostra Documentários–“A Revolução Não Será Televisionada” (Chavez: Inside The Coup, Irlanda, 2003, 74 min) abre a mostra com um tema que divide opiniões até hoje: o golpe de estado que depôs o presidente venezuelano Hugo Chavez, em 2002. O convidado para comentar a sessão e conduzir o debate será o mestre em relações internacionais, Murilo Mesquita.

O documentário mostra os acontecimentos de forma diferente do que foi exibido pela grande mídia durante o golpe e a recuperação do presidente venezuelano. Os cineastas irlandeses, Kim Bartley e DonnachaO’Briain, estavam no país latino para produzir um filme sobre a vida de Hugo Chavez, quando se deu o golpe e logo mudaram o foco da produção. Opositores do governo Chavéz afirmaram que a produção é parcial e esconde fatos que poderiam ter prejudicado o presidente. Outros elogiam e dizem que é um exemplo de jornalismo a ser seguido.  UmContoChinês2

Mostra Ricardo Darín – Abrindo a mostra em homenagem ao multipremiado ator argentino temos a comédia “Um Conto Chinês” (Um Cuento Chino, Argentina, 2011, 93min), do diretor Sebastián Borensztein. O longa conta a história do encontro do chinês Jun (Ignacio Huang), que não fala uma palavra em espanhol, com o carrancudo e solitário argentino Roberto (Ricardo Darín), que por sua vez não fala nada de mandarim.

Após uma tragédia inusitada em sua vida, Jun viaja da China para a Argentina em busca de seu único familiar vivo. Ao chegar, Jun é assaltado pelo taxista que o levava e jogado na rua, aos pés de Roberto. Sem outra opção, o argentino acolhe o chinês em casa e a partir daí nasce uma estranha amizade, onde a comunicação com palavras é o menos importante.

SERVIÇOS:

ESTACINE CULT – MOSTRADOCUMENTÁRIOS

Filme: A Revolução Não Será Televisionada

Dia: Sábado (06)

Hora: 16h

Classificação: 14 anos

ESTACINE GRANDES NOMES – MOSTRA RICARDO DARÍN

Filme: Um Conto Chinês

Dia: Domingo (07)

Hora: 16h

Classificação: 12 anos

 

Local: Miniauditório I da Estação das Artes.

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

www.facebook.com/estacao.cabobranco

@estacaocb