Azeitona do Trombone e grupo Luar do Sertão na Praça Rio Branco

Por - em 759

Gurpo Luar do Sertao - foto de arquivoO Projeto Sabadinho Bom deste final de semana leva ao palco Azeitona do Trombone, com seu repertório de choro, e o grupo Luar do Sertão, que apresentará sambas consagrados nacionalmente. O evento semanal começa a partir das 12h, na Praça Rio Branco, neste sábado (6). A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope)

Gilvando Pereira da Silva, conhecido artisticamente como Azeitona do Trombone, é sócio fundador da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) e representante regional da entidade. Participou do Festival Internacional de Trombones 2002 na University of North, Texas (EUA), promovida pelo Internacional Trombone Association (ITA).

Azeitona é ainda membro do premiado Quarteto de Trombones da Paraíba. Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estudou com os músicos Radegundis Feitosa e Sandoval de Oliveira. Atualmente, é professor de trombone na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Luar do Sertão – Desde sua criação, em 1995, o grupo Luar do Sertão tem como uma de suas maiores marcas a preservação do cancioneiro popular, com base no choro. É o mais antigo grupo do gênero em atuação na Capital.

Para este sábado (6), o Luar do Sertão preparou uma seleção de sambas. A vocalista Penha Franco, considerada umas das vozes mais expressivas da Paraíba, vai visitar os sucessos dos mais consagrados nomes da música brasileira como Noel Rosa, Ismael Silva, Ataulfo Alves, Adelino Moreira, Roberto Martins, J. Piedade, Adoniram Barbosa, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.

À frente desta proposta estão os músicos Jerônimo Pedro Florentino (violão sete cordas), Mário Justiniano Rodrigues (bandolim), Gilberto Santos de Lucena Junior (cavaquinho), Lula do Pandeiro (pandeiro), além da vocalista Maria da Penha Franco.