Guardas municipais iniciam rondas escolares após curso de capacitação

Por - em 537

curso_guardacivil_ronda_escolas_foto_gilbertofirmino_123A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), iniciou nesta terça-feira (9) o projeto de rondas escolares na capital. Dez guardas municipais receberam o certificado do curso de capacitação para atuar na prevenção à violência e combate às drogas nas escolas do município. O curso teve duração de 30 horas de aula e foi realizado no Centro de Treinamento Miguel Arraes, no bairro dos Estados.

“Uma vez diplomados, começamos imediatamente a Ronda Escolar como forma de prevenir a violência e também promover a cidadania. Fizemos um mapeamento de algumas áreas e estamos começando o trabalho primeiramente em 12 escolas, mas queremos assistir todas as demais até o final do ano”, explicou Geraldo Amorim, lembrando que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania foi criada para atuar de forma preventiva.

O Comandante da Guarda Municipal, major Marcus Gomes Marques, disse que a Ronda visa diminuir a violência e a criminalidade principalmente na comunidade escolar, que é composta por professores, direção, alunos e família. Vai ser trabalhada a conscientização junto à comunidade, a realização de palestras e a constante visita aos locais.

Faz parte também do projeto o cadastramento dos ambulantes que trabalham nas proximidades das escolas. O objetivo é combater o tráfico de drogas. “Queremos evitar a venda de bebidas alcoólicas e drogas”, destacou a pedagoga.

A guarda municipal Aline do Nascimento, uma das alunas concluintes do curso, disse que todos estão preparados para interferir no momento certo. “Vamos trabalhar com a prevenção, orientar toda a comunidade escolar e evitar os conflitos que poderão existir”, revelou.

Ronda Escolar – Após a entrega dos certificados na sede da Guarda Municipal, as equipes deram início às rondas com uma visita a escola Damásio Barbosa da Franca, no bairro do Varadouro.

A diretora Adriana Bastos disse que este é um projeto importante para a educação das crianças e jovens que estudam na escola. “Essa atitude da prefeitura vem apoiar o nosso próprio projeto pedagógico, no qual trabalhamos com a segurança e prevenção a violência”, atestou.

Inicialmente, o projeto engloba visitas a 12 escolas, dez delas já definidas. Os guardas municipais se revezarão em três viaturas para fazer as visitas diariamente fiscalizando, cadastrando ambulantes do entorno, interagindo com pais e direção.

Durante a capacitação, os guardas municipais receberam instruções da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, patrulhamento da Polícia Militar, Universidade Federal da Paraíba, Secretaria de Educação Municipal e dos Conselhos Tutelares. No curso foram debatidos temas como ‘Mediação de Conflitos’, ‘Prevenção às Drogas nas Escolas’ e ‘Cultura de Paz’.

Confira os nomes das escolas municipais:

  • Jornalista Raimundo Nonato (Colinas do Sul)
  • Damásio Barbosa da Franca (Varadouro)
  • Severino Patrício (Alto do Mateus)
  • João XXIII (Alto do Mateus)
  • Nazinha Barbosa (Manaíra)
  • Dom Marcelo Pinto Cavalheira (Valentina)
  • Tarcila Barbosa da Franca (Grotão)
  • Luiz Vaz de Camões (Mangabeira)
  • Afonso P. da Silva (Mangabeira)
  • Cícero Leite (José Américo)