Nono grupo da Célula de Criação apresenta trabalhos

Por - em 690

celuladecriação_estaçãodamoda_foto_corneliolima (3)A apresentação dos trabalhos do 9º grupo da Célula de Criação, formado por alunos e profissionais do Design de Moda, além de uma costureira profissional, aconteceu nesta sexta-feira (12) na Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento foi a etapa final das atividades do grupo que durante 30 dias desenvolveu a coleção Trilhos da Estação, com inspiração na Estação Ferroviária de João Pessoa.

O consultor criativo do grupo e coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, explicou que o processo de criação do grupo vai desde a escolha do tema, sempre tendo como inspiração a cidade de João Pessoa, passa pelo desenho dos croquis, até a confecção das roupas e a apresentação da coleção final do grupo.

“O processo de trabalho do grupo é praticamente igual a uma grande empresa ou marca, que vai desde a idealização do conceito até a apresentação da coleção para o público, com a diferença que no Célula de Criação, os integrantes têm apenas 30 dias para fazer tudo isso. É puxado, mas as pessoas saem daqui com essa experiência rica de moda, de trabalho em equipe e com a ideia de como é o mercado da moda e nós sempre conseguimos bons resultados.”

O comentário sobre a coleção da 9ª turma ficou por conta da consultora têxtil do Senai, Micéia Ribeiro, mestre em Design de Moda pela Universidade Beira Interior (UBI), de Portugal.  Atualmente, é aluna de doutorado também pelo Departamento de Engenharia Têxtil da UBI.

“A proposta dessa coleção foi fantástica. Apesar do curto tempo eles conseguiram brincaram com as texturas e o resultado final foi surpreendente. Esse projeto da Estação da Moda é enriquecedor, isso gera renda, pois ajuda a capacitar as pessoas para o mercado de trabalho da moda e isso é uma grande contribuição para sociedade”, falou Micéia Ribeiro.

Para a integrante do grupo e estudante do curso de Design de Moda do Unipê, Emylene Ballack, a experiência foi enriquecedora. “Tivemos oportunidade de trabalhar em todos os estágios da produção de moda que foi desde o conceito até a modelagem e costura. O curto tempo também foi um desafio. Trabalhar em grupo foi maravilhoso, pois todos puderam dar sua ideia e colocar a mão na massa”, revelou.

A professora do Curso de Designer e Moda do Unipê, Aline Basso, também esteve presente no evento e disse que a iniciativa de ter um espaço como a Estação da Moda é inovadora, já que proporciona  a oportunidade que outros estudantes de moda não têm, que é a parte prática. Segundo ela, alguns alunos que nunca tiveram experiência, chegam verdes na faculdade, entram para esse projeto e quando saem, já saem desabrochados, mais maduros e mais preparados para o mercado.

“As coleções têm saído muito coerentes e isso é uma exigência no mercado da moda. Quem olha pra uma coleção, tem que perceber que elas têm unidade e formam um conjunto e isso eu vejo aqui. Apesar do curto tempo para a elaboração de 10 roupas, os alunos estão conseguindo finalizar os produtos de uma forma adequada, apresentando também um bom acabamento”, elogiou.

Célula de Criação – É um projeto da Estação da Moda com foco no exercício da criação. Os interessados formam grupos de até cinco componentes para desenvolver, no período de 30 dias, uma coleção de moda com 10 looks. A participação é gratuita.

As peças são confeccionadas nas instalações da Estação da Moda com o suporte técnico da designer de moda Lailane Melo e da produtora de moda Grayce de Farias. As duas profissionais são instrutoras da Estação da Moda nos cursos de Corte e Costura e Modelagem, respectivamente. A consultoria criativa é do coordenador do órgão, o estilista Romero Sousa.

O material utilizado na elaboração da coleção é disponibilizado pela Estação da Moda e as peças confeccionadas passam a integrar o acervo do órgão, ficando à disposição do grupo mediante solicitação.

Estação da Moda – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Fica localizada na Rua Rosário Di Lorenzo, s/n, Varadouro. Em frente à Estação Ferroviária de João Pessoa. Mais informações através do telefone (83) 3218-6160.