PMJP encerra curso de Comida Típica na Cozinha Comunitária do Bela Vista

Por - em 145

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes, encerra nesta sexta-feira (19), às 14 horas, o Curso Gastronômico de Comida Típica, ministrado com dez usuárias da Cozinha Comunitária do Bela Vista (Cristo Redentor), localizada na Rua Fernando Cunha Lima, s/n, (próxima à Unidade de Policiamento Solidário – UPS).

O curso teve início na segunda-feira passada (15) e foi coordenado pela Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional – Dessan, sob a orientação da nutricionista Maria das Graças Camarinho, coordenadora da Cozinha Comunitária do Taipa.

Durante toda a semana, as alunas vivenciaram uma aprendizagem em manipulação segura de alimentos, observando o aspecto de higiene e saúde, para em seguida participar das aulas práticas da manipulação propriamente dita dos alimentos, usando o milho verde, produto característico da comida típica da região nordestina.

A diretora da Dessan, Lúcia Silva, disse que o curso de cozinha típica objetiva fortalecer a gastronomia regional resgatando a cultura alimentar na própria comunidade. “Esse curso também visa potencializar a cozinha para a prática da economia solidária entre nossas usuárias”, destacou.

Segundo Lúcia, a grande preocupação é no tocante a política da segurança alimentar, segundo ela, é com a qualidade da alimentação consumida nos últimos tempos. “A cultura alimentar da região tem sido substituída por alimentos sem valor nutricional, mas com o preço muito alto do ponto de vista das comunidades. A proposta é que de uma ou outra forma, essa prática seja revertida”, destacou.

A diretora informou ainda que a proposta inicial é que haja uma sequência da ação com vistas à capacitação para o empreendedorismo na linha da economia solidária.

COMERCIALIZAÇÃO – O primeiro curso foi realizado na Cozinha Comunitária do Timbó (Bancários), no período das festas juninas. No dia 26 de junho, as ex-alunas do curso produziram vários tipos de comidas regionais utilizando a cozinha da comunidade e comercializaram na Praça da Paz, primeiro ponto de venda dos produtos no bairro.

Lúcia lembrou que essa é uma experiência piloto, mas a intenção da Sedes é espalhar para as demais cozinhas comunitárias. “Antes de começar a parte prática do curso, as nutricionistas ministram um módulo sobre alimentação saudável, ao tempo em que requalifica a questão da manipulação dos alimentos com a proposta da segurança alimentar”, revelou.

A comercialização dos produtos produzidos pelas alunas da Cozinha do Bela Vista, será em frente à própria unidade, na Rua Fernando Cunha Lima (próximo ao Vale das Palmeiras).

Atualmente a PMJP dispõe de cinco Cozinhas Comunitárias. Cada uma atende cerca de 200 usuários, cadastrados, semestralmente, pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).  Mais informações sobre a Cozinha do Bela Vista pode ser obtido pelo número (83) 3218.6150.