Semob faz avaliação positiva no primeiro dia de implantação do binário

Por - em 594

Bernadete Araujo, entrevistadaO primeiro dia de implantação do sistema de binário nas ruas Antônio Targino Pessoa da Silveira e Comerciante Aristides Costa, Jardim Cidade Universitária, foi considerado tranquilo por motoristas, pedestres, técnicos e agentes da Superintendência Executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).

As duas vias passaram a receber veículos em apenas um sentido, ficando preferenciais. Agora, pela rua Antônio Targino Pessoa da Silveira, os condutores devem seguir no sentido bairro/Centro. Já na rua Comerciante Aristides Costa, no sentido contrário. As vias de ligação entre as duas ruas permanecerão em sentido duplo.

Desde as primeiras horas desta segunda-feira (22), um efetivo formado por 30 agentes de mobilidade esteve com toda a estrutura para auxiliar o disciplinamento do trânsito e orientar condutores e pedestres, que passaram pelo trajeto modificado. No percurso foram colocadas faixas e banners de alerta, além da sinalização viária orientando os motoristas. As intervenções no tráfego estão sendo feitas desde os cruzamentos da rua Rosa Lima dos Santos com Rua Luiz Germoglio, rua Cecília Rodrigues de Siqueira com rua Pastor Guaracy Nóbrega e rua rad. Antônio Assunção de Jesus até as vias que tiveram sentido de circulação modificado.

O superintendente adjunto Roberto Pinto, que acompanhou de perto a operação, avaliou como positiva a implantação do binário. Segundo ele, a mudança foi realizada para facilitar a circulação de veículo que transitam pela região, reduzir congestionamentos e criar rotas alternativas que aliviem o tráfego nas avenidas Walfredo Macedo Brandão, Jardim Cidade Universitária, e Sérgio Guerra, Bancários.

“Nesse primeiro dia, observamos certas dificuldades dos condutores por ser o primeiro dia de mudança, mas nada preocupante. Na nossa avaliação, o binário foi implantado com sucesso, mas vamos ficar monitorando a área”, afirmou. Para ele, é uma questão de tempo para os motoristas acostumarem com as alterações.

O diretor de operações Cristiano Queiroz e equipes da sinalização viária, de educação e de transporte também participaram da ação.

Binário aprovado- Se por parte da Semob, a intervenção foi positiva, por parte da população local foi mais que bem-vinda. Nas referidas vias existem três grandes estabelecimentos de ensino e muitos comércios pequenos, aumentando a circulação de veículo na área principalmente em horário de pico, quando os estudantes chegam e saem das aulas.

Reivindicação antiga, a implantação do binário vai beneficiar moradores e motoristas que se viam às voltas com congestionamentos diários, dificuldade de travessia e muitos acidentes. O comerciante Davi Pereira, morador da rua Antônio Targino Pessoa da Silveira há 28 anos, comemorou as mudanças. “Foi a melhor medida que a Semob tomou para dar mais fluidez ao tráfego nessa área”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada pela nutricionista Bernadete Araújo, que todos os dias enfrenta congestionamentos e problemas para estacionar ao deixar o filho em uma escola nessa região. A cabeleireira Ana Rita também está confiante de que a alteração no trânsito sirva para reduzir os acidentes no cruzamento da rua Rejane Freire com a rua Antônio Targino Pessoa da Silveira.

A equipe da Semob espera que com a mudança o fluxo de veículo melhore nesse cruzamento. Durante 15 dias serão feitas análise e o monitoramento da implantação do binário para observar o tráfego naquela área e promover mudanças caso haja necessidade.

A Semob recomenda que a população que trafega pela área redobre a atenção, observando atentamente a sinalização e reduzindo a velocidade.

Ônibus – Os usuários de transporte coletivo devem ficar atentos. Com o novo sistema, o itinerário das linhas 3510/5310 – Circular Bancários, no sentido bairro/Centro, foi alterado. As linhas passam a trafegar pelas ruas Pastor Guaracy Nóbrega, Cecília Rodrigues de Siqueira e Desportista Manoel Gomes.

 

Para mais informações e dúvidas, os usuários poderão entrar em contato com a Semob pelo fone: 0800 281 1518 (fixo) ou 3218-9330/9336.