Estacine exibe “Nascidos em Bordéis” e “O Filho da Noiva” no fim de semana

Por - em 477

le_fils_de_la_mariee_el_hijo_de_la_novia_2001_portrait_w858O projeto Estacine se despede das mostras do mês de julho dedicadas a documentários, aos sábados, e em homenagem ao ator argentino Ricardo Darín, aos domingos, com dois filmes emblemáticos. Neste sábado (27) tem o vencedor do Oscar de 2005 “Nascidos em Bordéis”, sobre a comovente história de meninas obrigadas a se prostituir numa degradada região de Calcutá, na Índia, até terem a chance de ver o seu destino mudado com a ajuda de uma fotógrafa estrangeira. Já a sessão do domingo (28) traz “O Filho da Noiva”. As sessões são gratuitas.

“Nascidos em Bordéis” – (Born into Brothels, Índia, 2004, 1h25min.). A premiada fotógrafa Zana Briski mergulhou em uma zona pobre e ilegal de Calcutá, onde conquistou a amizade das crianças de Sonagachi (distrito da luz vermelha da cidade), para quem começou um workshop de fotografias. Ela ensinou às crianças a tirar fotos de si e da realidade ao seu redor. O poder transformador da câmera é marcante; em poucas semanas, elas mostram um novo espírito e muitas descobrem um notório talento para a arte.

Briski e seu codiretor, Ross Kaufman, seguem as crianças e veem como elas filtram o seu mundo marginalizado e esquecido através das lentes. Há uma narrativa central perpassando a aventura destas meninas, até o vislumbre de uma possibilidade para uma vida melhor.

“O Filho da Noiva” – (El Hijo de la Novia, Espanha, 2001, 2h5min.). Aos 42 anos, Rafael Belvedere (Darín) está em crise, com estresse no trabalho e falta de tempo para qualquer distração. Boa parte do seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante do pai.

Rafael raramente visita a mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a tudo isso, Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que ele se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância. Juan o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.

Serviço:
Projeto Estacine

“Nascidos em Bordéis”
Dia: sábado (27)

Horário: 16h

“O Filho da Noiva”

Dia: domingo (28)
Horário: 16h
Local: miniauditório 1 da Estação das Artes
Sessões gratuitas