Luciano Cartaxo recebe taxistas atende reivindicações
A política de promoção do diálogo utilizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) rendeu mais frutos na tarde desta quinta-feira (25). No Centro Administrativo Municipal (Cam), em Água Fria, o prefeito Luciano Cartaxo recebeu os representantes do Sindicato dos Taxistas da Capital com o objetivo de debater toda a pauta de reivindicações da categoria. A conversa possibilitou o entendimento em todos os pontos elencados pelos profissionais e ainda promoveu uma maior aproximação entre a Prefeitura e os taxistas.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou que o Governo Municipal tem conversado muito com os mais diversos setores e cada decisão e ação tem sido fruto desse diálogo. “A mesma atitude está sendo utilizada com os taxistas porque o que queremos é valorizar o profissional e garantir todas as condições de trabalho. Nosso compromisso é de ajudar e estar junto de quem trabalha dentro da legalidade”, declarou o prefeito.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Antônio Henriques Filho, é um grande avanço para a categoria o fato de ser recebido pelo prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos acostumados a levar chá de cadeira, mas com este prefeito conseguimos o diálogo. O que queremos é aproximar a categoria do poder público para que possamos trabalhar juntos na resolução dos nossos problemas”, afirmou.
Doze pontos – As discussões com a categoria já haviam sido abertas anteriormente, com a realização de reuniões que contaram com a participação do secretário Chefe de Gabinete, Zennedy Bezerra; da Gestão Governamental e Articulação Política, Rodrigo Soares; do Superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira; e do diretor de Operações da Semob, Cristiano Queirós. Também participou do processo de diálogo a vereadora Raíssa Lacerda, que é considerada madrinha da categoria.
Entre os pontos atendidos estão ações voltadas para a fiscalização, como é o caso do combate ao transporte clandestino, da invasão de táxis de outros municípios, da realização de blitz noturnas e nos finais de semana, assim como nos eventos e também a investigação do pagamento de propinas entre mensageiros e taxistas.
Também foram decididas questões como o impasse sobre o cadastramento de carros de pequeno porte como veículos de turismo, a formalização de uma parceria para beneficiar a categoria com o programa Minha Casa, Minha Vida e também sobre a análise dos débitos do ISS nos anos de 2011 e 2012.
As últimas reivindicações que obtiveram acordo se relacionavam a pontos estruturais, envolvendo a melhoria na sinalização das praças de táxi e a construção de abrigos nestes pontos. Sobre o último ponto da pauta, referente a circulação dos táxis em faixas exclusivas para ônibus, o prefeito Luciano Cartaxo assegurou a busca por uma solução. “Vamos realizar estudos junto a Semob e verificar a possibilidade de modificações”, afirmou.