Estação Cabo Branco promove workshop inédito de “Percussopro”, nesta sexta

Por - em 383

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, realiza próxima sexta-feira (2), às 14h, o workshop inédito de “Percussopro”, uma fusão, como o próprio nome diz, de instrumentos de percussão e de sopro. As vagas voltadas para o público são ilimitadas. Também vão participar 50 alunos da Escola Municipal Argentina Pereira Gomes, na Torre. A aula, gratuita, vai ser realizada na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento, e faz parte do projeto Artecultura, desenvolvido pelo setor de Gestão Educacional da Estação. Não é preciso se inscrever.

“O foco do workshop é trabalhar a versatilidade timbrística dos instrumentos percussivos, que, via de regra, podem abranger qualquer som do universo – desde o bater das palmas (o primeiro barulho primitivo registrado), até qualquer choque de instrumentos entre si”, explica Luciano Oliveira, um dos oficineiros. A referência é a expressão maior entre os arranjadores brasileiros, Hermeto Pascoal.

A flauta doce, cujo brilho se assemelha ao de uma voz, fará o acompanhamento melódico. A novidade experimental vem na forma de dois botijões de gás trabalhados tais quais tambores, cujas nuance simulam “sons cibernéticos, undergrounds e bastante impressionantes”, na definição de Luciano Oliveira.

Percussopro – “Percussopro” é um neologismo surgido da reunião entre os músicos da Casa, que decidiram pôr em prática a ideia de transmitir a teoria que perpassa os dois naipes instrumentais a uma nova concepção experimental: a de explorar o uso laboratorial dos sons. A combinação inusitada deu certo. Aos pandeiros, ganzás, zabumbas, congas e alfaias, juntam-se canos, botijões, panelas e o que mais der na imaginação do público.

“O repertório selecionado até então vai contemplar nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Renata Arruda, Dominguinhos e algumas músicas infantis”, adianta o professor Luciano Oliveira. Ele faz o convite: “não é preciso ser experimentado na música ou ter algum instrumento”. “Quando se trata de percussão, a matéria-prima é infinita”, completa Genentton Rodrigues, flautista.

Serviço:

Workshop gratuito de “Percussopro”
Dia: sexta-feira(2)
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270 / 3214-8303
Contato: Luciano Oliveira, professor percussionista (8802-0543)

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb,
Twitter: @estacaocb