Evento na Estação Cabo Branco debate projetos para o futuro da Capital

Por - em 387

Com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) será aberto nesta terça-feira (13), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano, o evento “Olho no Futuro”, promovido pelo Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco). A solenidade de abertura será às 14h e as palestras abordarão temas como habitação, mobilidade urbana e saneamento básico pensando em uma perspectiva para os próximos 25 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.olhonofuturo.org.br.

Durante o evento, o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, ministrará palestra sobre o desenvolvimento urbano da cidade em perspectiva para os próximos 25 anos e apresentará os projetos desenvolvidos na atual gestão que visam o avanço econômico e social da cidade. Também participaram do “Olho no Futuro” o arquiteto da Seplan, Eugênio Carvalho, e o superintendente da Semob, Nilton Pereira.

As primeiras ideias de planejamento no município de João Pessoa surgiram, no início da década de 1970, com a criação da Secretaria de Planejamento e Coordenação do Município (Seplan) dentro de uma filosofia de gestão consciente, assentada em planos administrativos quanto aos aspectos de pessoal, desempenhos, controles, meios de comunicação e formação de recursos financeiros. Ela passou a se fiscalizar critérios como o de uso e ocupação do solo urbano, indicadores urbanísticos para se construir, localização das atividades urbanas em zonas específicas e estrutura urbana. Dessa forma foi sendo desenvolvido o controle da expansão urbana e política habitacional.