Procon-JP realiza Mesa de Diálogo com empresas de telefonia

Por - em 523

O Procon de João Pessoa (Procon-JP) registrou 1.125 reclamações contra as empresas de telefonia só nos sete primeiros meses de 2013. As denúncias mais comuns são má prestação de serviço, cobrança indevida, má qualidade do atendimento e falta de resolução das demandas. Preocupada com o alto número de reclamações, a coordenadora-executiva do órgão municipal, Nadja Palitot, se reúne, nesta quinta-feira (15), com representantes das operadoras em Mesa de Diálogo, com o objetivo de melhorar a relação consumidor/empresa.

No ranking de denúncias contra operadoras de telefonia, as mais reclamadas são OI (654), Claro (246), TIM (151), e Vivo (85). “Nossa intenção é evitar que os consumidores sejam lesados e isso começa pelo diálogo. Medidas extremas serão tomadas se for necessário, mas vamos começar a trabalhar a educação e a prevenção. Dialogar é uma forte característica do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e vamos seguir sua orientação também aqui no órgão”, disse Nadja Palitot.

De acordo com a coordenadora-executiva Procon-JP, a intenção é estabelecer diálogo para começar um processo de parceria que fortaleça uma boa relação de consumo. “Nossa função é preservar e defender os direitos dos consumidores, alvo maior dos Procons, e consideramos que a conversa também é um instrumento poderoso para realizar este trabalho, por isso estamos já na terceira Mesa de Diálogo e vamos transformar estas reuniões em uma prática comum. A prevenção é importante e pode evitar problemas futuros”, disse Nadja Palitot.

Mesa com postosEsta é a terceira Mesa de Diálogo realizada pelo Procon-JP.  As duas primeiras, com postos de combustíveis e bancos, conseguiram, através de exposição de motivos baseada nos números de reclamações, firmar acordos para que as empresas melhorem o serviço, evitando, assim, a grande demanda de denuncias gerada pela insatisfação do consumidor.

No dia 12 de junho deste ano o Procon-JP se reuniu com os empresários dos postos de combustíveis e representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Paraíba. Na reunião, os empresários do setor se comprometeram a não reajustarem mais os preços dos combustíveis de forma abusiva, seguindo as orientações do órgão municipal, o que vem ocorrendo, conforme constata as últimas pesquisas realizadas.

“Estamos verificando uma tendência de estabilidade nos preços dos combustíveis em João Pessoa, como foi constatado na pesquisa realizada pelo órgão no dia 31 de julho. O preço da gasolina comum, por exemplo, foi mantido em 91 dos 100 postos pesquisados. Apenas quatro aumentaram os valores e três baixaram”, informou Nadja Palitot.

Bancos – Uma Mesa de Diálogo com representantes de seis bancos foi realizada no dia 20 de junho. O objetivo foi discutir as constantes reclamações feitas por consumidores sobre os serviços oferecidos pelas agências. Como resultado da reunião, os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Santander apresentaram uma carta proposta com sugestões para a melhoria do atendimento. “Pode ainda não ser o ideal para o que queremos, mas já é um início e vamos continuar tentando melhorar essa relação consumo/empresa através de conversas”, disse a coordenadora-executiva do órgão.

Segundo Nadja Palitot, nesta reunião, os superintendentes das agências garantiram, ainda, apoiar o Procon-JP no Programa de Apoio aos Superendividados, que foi lançado pela Prefeitura de João Pessoa no início de julho.