Projeto Roda de Leitura homenageia Mauricio de Sousa, nesta terça-feira

Por - em 1600

clickO projeto educativo Roda de Leitura, desenvolvido pela Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, que busca difundir o hábito da leitura entre crianças no ensino fundamental, vai realizar uma homenagem, nesta terça-feira (27), às 14h30, a um dos artistas gráficos mais queridos do Brasil, Mauricio de Sousa, por meio de uma oficina.

O arte-educador e cartunista Hausman Santos comandará atividades com estudantes do 9° ano da Escola Municipal Castro Alves, dos Funcionários, envolvendo dinâmicas, leitura de historinhas e explicará sobre a importância da obra do criador da Turma da Mônica. O evento acontece na Sala de Práticas da Estação e a participação do público de fora é também gratuita.

“Antes da chegada de Mauricio de Sousa, a produção nacional de quadrinhos era menosprezada, e as bancas só conheciam títulos importados. Sousa abriu as portas de um precioso mercado editorial”, ressalta Hausman, destacando as ações pretende desenvolver com os alunos. “Vou falar das diferentes fases da produção do gibi e em que categorias o autor a divide para atingir diferentes públicos (como com a vida do campo, com o Chico Bento, a ficção científica, com o Astronauta, e os mais crescidinhos, com a galera jovem da Turma da Mônica). Vamos comparar a evolução do seu traço e quais influências beneficiaram artistas posteriores”, acrescenta.

Hausman Santos – Professor, arte-educador, ele tem formação de estudo em desenho artístico e publicitário, ilustração e design comercial. Ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “nona arte”.

Mauricio de Sousa – Nascido em 1935, o paulista de Santa Isabel é o mais famoso desenhista brasileiro. Criou a Turma da Mônica e vários outros personagens de história em quadrinhos. Passou parte da infância desenhando e rabiscando nos cadernos escolares.

Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou durante cinco anos no jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais. Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com “Bidu e Franjinha”, publicadas semanalmente na “Folha da Manhã”, Mauricio de Sousa iniciou a sua carreira.

Nos anos seguintes criou diversos personagens – Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta etc. Em 1970, lançou a revista da “Mônica”, com tiragem de 200 mil exemplares. Em 2007, Mônica foi homenageada como “Embaixadora do Unicef” (pela primeira vez, um personagem de histórias infantis recebe esse título). Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado “Escritor para Crianças do Unicef”.

Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e em braile. Em

Serviço:

Projeto Roda de Leitura homenageia Maurício de Sousa

Data: terça-feira (27)
Hora: 14h30
Escola convidada: E.M.E.F. Castro Alves

Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270/8303

Contato: Hausman Santos, arte-educador (8852-8083)

Entrada gratuita