OP Criança e Adolescente irá promover formação de mais de 6,4 mil alunos

Por - em 485

OPCA LogoA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), dá sequência ao calendário de atividades do programa Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) com o processo de formação em escolas da rede municipal de ensino. As atividades beneficiarão diretamente 6.456 estudantes. Nesta terça-feira (27), o evento será realizado na Escola Ana Cristina Rolim Machado, localizada no bairro de Mangabeira.

As atividades do OPCA contam com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Cada processo de formação terá a duração média de três dias, que se dividirão em dois momentos distintos. O primeiro será a formação dos estudantes por turma, explicando a importância do OP e das ferramentas orçamentárias da gestão municipal, a exemplo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária (LOA) e do Plano Plurianual (PPA). Em seguida, os educandos irão eleger de quatro a seis conselheiros por turma e quatro prioridades, sendo três para a escola e uma para a comunidade local.

De acordo com o secretário do OP, Hildevânio Macedo, o OPCA tem o objetivo de oportunizar crianças e adolescentes a refletir, opinar, elaborar e votar propostas para garantir uma melhoria da qualidade do ambiente escolar e da comunidade.

“O OP Criança e Adolescente é uma experiência pioneira na Paraíba. A Prefeitura Municipal de João Pessoa inova, mais uma vez, ao promover um projeto que visa estimular e fortalecer a participação cidadã de milhares de crianças e adolescentes como colaboradoras da gestão pública. Com isso, ganha a cidade e ganha a população”, comentou Hildevânio Macedo.

A etapa de formação do OPCA na Escola Ana Cristina Rolim Machado terá duração de quatro dias, com encerramento previsto para a sexta-feira (30). Ao todo, serão contemplados 532 alunos, integrantes de 20 turmas do Ensino Fundamental I e II.

“Os alunos serão orientados por educadores especializados, que integram o OP e a Sedec. Eles agirão como parceiros das crianças, explicando um tema tão difícil como é o orçamento de uma gestão pública de forma lúdica e de fácil entendimento. Serão encontros muito positivos para esses alunos”, explicou o secretário Hildevânio.

Primeiro encontro – O processo de formação do OPCA ocorrerá em 16 escolas municipais. O primeiro encontro ocorreu entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, na Escola Paulo Freire, no Conjunto Nova Trindade, no Vieira Diniz. Ao todo, 253 alunos participaram das atividades desempenhadas pelos educadores.

Segunda fase – Após o processo de formação de estudantes e votação das demandas, será iniciada a segunda fase do OPCA. Serão realizadas assembleias nas quais os conselheiros escolherão quais são as quatro prioridades da escola, dentre as votadas pelas turmas. Tais prioridades serão apresentadas para a comunidade em que a escola está inserida e, em seguida, para o prefeito e os secretários da PMJP.
Calendário – O processo de formação do OPCA envolverá mais 15 encontros em escolas municipais. Confira abaixo o calendário completo:

 

REGIÃO DO OP

ESCOLAS

DATA

Nº DE ALUNOS

Ana Cristina Rolim Machado

27 a 30 de agosto

532

Frei Albino

03 e 04 de setembro

320

13ª

Cônego João de Deus

10 e 11 de setembro

237

Chico Xavier

17 e 18 de setembro

269

Dom Marcelo P. Cavalheira

24 a 27 de setembro

530

João XXIII

01 e 02 de outubro

219

11ª

José de Barros Moreira

08 a 10 de outubro

787

Oscar de Castro

22 e 23 de outubro

210

12ª

Jornalista Raimundo Nonato

29 a 31 de outubro e 1º de novembro

620

Anita Trigueiro do Vale

05 a 08 de novembro

453

10ª

Frei Afonso

12 e 13 de novembro

311

14ª

Olívio Ribeiro Campos

19 a 22 de novembro

535

Radegundis Feitosa

26 e 27 de novembro

370

Leônidas Santiago

03 a 06 de dezembro

618

João Santa Cruz

10 e 11 de dezembro

192