Funjope abre inscrições para minicurso voltado a gestores e realizadores culturais

Por - em 433

Gestores públicos, empreendedores, produtores, artistas e dirigentes de organizações socioculturais da Capital já podem se inscrever no minicurso “Produção, Financiamento e Administração de Projetos Culturais”. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está ofertando 40 vagas para capacitação desses profissionais. As aulas começam no final de setembro e são gratuitas, com metodologia desenvolvida pelo Instituto Soma Brasil.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, lembrou que a iniciativa abre a possibilidade de constituir uma futura rede colaborativa. “As capacitações apoiam a construção de modelos sustentáveis e contribuem para o fortalecimento de cadeias produtivas. Elas também cooperam com a ampliação da captação de investimentos, com o mercado de trabalho e, consequentemente, com a geração de renda”, exemplificou.

A proposta busca disseminar informações técnicas sobre a atividade cultural e potencializar a administração dos empreendimentos da área. O resultado disso é a constituição de uma futura rede colaborativa. O minicurso aponta as principais estratégias de elaboração, produção, captação de recursos e administração de projetos culturais.

Inscrições e resultado – Para participar do minicurso, os interessados precisam preencher alguns pré-requisitos como residir em João Pessoa, possuir 18 anos de idade ou mais, ter segundo grau completo e conhecimentos dos programas de informática Word e Excel.

O interessado deve fazer o download da Ficha de inscrição para preenchimento e impressão da mesma. Esse material, assinado, deve ser entregue pessoalmente ou enviado, via Correios, para a sede da Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro) até 6 de setembro.

O resultado da seleção será divulgado no portal da Prefeitura até 20 de setembro. As aulas começam no dia 30 do mesmo mês. Informações adicionais podem ser obtidas com a Diretoria de Ação Cultural da Funjope, pelo telefone (83) 3214-3005, ou por meio do e-mail funjope.planejamento@gmail.com.

Ao todo serão 48 horas de aula, sendo 8 horas semanais, divididas em dois turnos de 4 horas. Nas segundas-feiras o minicurso é realizado pela manhã e nas quintas-feiras à tarde.

Metodologia e conteúdo – desenvolvida pelo Instituto Soma Brasil, a metodologia do minicurso é baseada na técnica de ensino participativa, com a adoção de recursos materiais e digitais, análise de estudos de casos, emprego de apostilas e textos de orientação, exercícios práticos em equipe e relatório de aprendizado. O conteúdo inclui também a simulação de ocorrências, a interatividade com o sistema Salicweb, do Ministério da Cultura, acesso remoto aos bancos de dados de fontes de financiamento cultural (público e privado), além de debates.

Os interessados poderão participar ainda de atividade formativa. Entre os assuntos está a conjuntura do setor cultural; marco legal em vigor; legislação federal de incentivo cultural; fontes de financiamento; elaboração de projetos; e as principais estratégias para uma boa administração dos projetos culturais.