Editoriais são analisados em artigo apresentado no maior congresso de Comunicação do país
Seis editoriais de moda produzidos e publicados pela revista eletrônica DaModa foram analisados em artigo acadêmico que será apresentado no maior congresso de comunicação da América Latina, o Intercom, que acontece de 4 a 7 de setembro, em Manaus. Escrito pela jornalista Agda Aquino, o trabalho observa como a publicação utiliza aspectos culturais e turísticos da Capital paraibana para fortalecer a identidade local do pessoense.
Intitulado “João Pessoa Chique: A Cidade como Referência de Identidade nos Editoriais da Revista DaModa”, o artigo faz um recorte de seis ensaios, escolhidos entre àqueles publicados nas cinco primeiras edições da revista. Agda explica que a seleção teve como base a seguinte premissa: “Possuir a cidade de João Pessoa como referência imagética, seja nas peças mostradas no editorial, no cenário escolhido para a realização das fotos, ou ambos, tarefa que se mostrou simples por ser algo recorrente na revista”, explica a autora, que também é professora de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Entre os editoriais analisados, quatro são de coleções produzidas pela Célula de Criação – projeto da Estação da Moda voltado para a criatividade. As coleções são inspiradas em pontos emblemáticos da Capital, como a Orla, o Mercado Central, a Lagoa e o conjunto de igrejas barrocas. Também serviram de objeto de estudo os editoriais Chita Chic, do estilista Romero Sousa, e Renascença Fashion Club, da artesã Marlene Leopoldino.
“Utilizando pontos turísticos ou culturais da região, a publicação constrói um ideal de beleza baseado na estética de luxo característica dos editoriais de moda para mostrar que é possível inspirar peças de roupa e imagens de moda baseadas nessas referências urbanas”, resumiu a autora sobre o trabalho.
De acordo com Agda, o interesse pela publicação surgiu desde a primeira edição, lançada em setembro de 2012, em função da linha editorial adotada pela revista, voltada para o conceito e a cultura de moda. “A revista DaModa faz parte desse projeto (da Estação da Moda) de promover a cultura de moda em João Pessoa, e para isso se utiliza de ícones e símbolos da capital da Paraíba no intuito de resgatar a identidade do pessoense na imagem de moda e, assim, reforçá-la”, concluiu.
O artigo está disponível na íntegra no site do Intercom 2013 ou através do link: agdaaquino.files.wordpress.com/2013/08/artigo-intercom-manaus-2013.pdf
DaModa – A revista eletrônica DaModa é uma publicação conceitual, sujeita a experimentações e sem caráter comercial. A revista está aberta àqueles que desejam exercitar a profissão, colaborando voluntariamente com a publicação. A revista é coordenada pela equipe de trabalho da Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A Estação da Moda fica localizada na Rua Rosário di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária da Capital. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6160 ou e-mail estacaodamodapmjp@hotmail.com.