Educadores sócio-digitais se especializam em manutenção de computadores e suporte a usuários

Por - em 371

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), realizou nesta quinta-feira (19), na Estação das Artes, o encerramento de mais uma formação continuada para os educadores que atuam nas Estações Digitais da Capital. Nesse módulo, o tema foi Manutenção de Computadores e Suporte a Usuários,

A capacitação formou 25 educadores sócio-digitais e teve duração de duas semanas. Seu objetivo foi oferecer o aperfeiçoamento contínuo dos professores, melhorando assim a qualidade do ensino oferecido aos usuários.

O curso foi ministrado pelo diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira, que abordou desde eletricidade básica e projeto elétrico para computadores até instalação de sistemas e resolução de problemas. “Todo nosso conteúdo está sendo revisado e readequado para a nova carga horária de 96 horas. Essa já é a terceira capacitação que realizamos esse ano. Com isso, buscamos sempre estimular nossos educadores para que, cada vez mais, a qualidade do ensino seja satisfatória”, ressaltou.

Para o educador sócio-digital do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Funcionários I, Olávio Neto, é importante a constante reciclagem de atualização dos cursos oferecidos à população. “Já ministramos os cursos de Informática Fundamental e Aplicativos de Escritório e com esse novo curso de Suporte a Usuários e Manutenção será mais uma alternativa que oferecer aos nossos alunos para que eles possam se capacitar e entrar no mercado de trabalho” comemorou.

Formação continuada – Desde o começo do ano a capacitação permanente de profissionais de educação vem sendo realizada pela Secitec e faz parte de uma política de trabalho que visa sempre avaliar, debater e implantar novos métodos e conteúdos, com o foco principal de melhorar os serviços oferecidos à população.

O Projeto das Estações Digitais, denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa deste município por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

Atualmente João Pessoa possui 38 Estações Digitais, equipadas com onze computadores conectados à Internet, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.