Ciclistas da Seleção Brasileira realizam passeio pela ‘Ciclofaixa de Lazer’
Os paraibanos Marcos Vinicius Leite de Souza e Danilas Ferreira da Silva, que são integrantes da Seleção Brasileira de Ciclismo, vão percorrer a Ciclofaixa de Lazer neste domingo (29). Os atletas, radicados atualmente em São Paulo, estarão no Parque Sólon de Lucena (Lagoa) a partir das 9h. Marcos Vinicius também é medalhista Pan Americano.
O percurso cicloviário é muito agradável por envolver áreas de lazer como Praça da Independência e a Lagoa. Durante a atividade são permitidas as práticas esportivas como skates, patins e patinetes. “Grupos de esportistas paraibanos também vão participar da atividade”, informou o presidente da Associação de Ciclistas da Paraíba, Paulo Pereira.
O projeto, implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi idealizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e começou a funcionar no domingo (22). Das 7h às 16h, duas pistas da avenida Epitácio Pessoa, entre o Busto de Tamandaré e o Parque Solon de Lucena, nos dois sentidos, estão destinadas à circulação de bicicletas, com 13 quilômetros de trajeto.
“Todos os domingos, a partir de agora, os pessoenses e turistas podem aproveitar o dia para fazer um passeio seguro, divertido e saudável na Ciclofaixa de Lazer”, afirmou Nilton Pereira, superintendente da Semob. A atividade será avaliada a cada semana e a proposta é estender a rota para outros locais, como os pontos turísticos da cidade antiga.
O analista de sistema, Fúlvio Figueiroa, morador da Torre, fez o percurso no último domingo e aprovou a iniciativa. “É uma nova opção de lazer e uma atividade importante para estimular as crianças para a prática de esportes desde cedo”.
Segurança – Garantir a segurança dos ciclistas durante o percurso também é preocupação da PMJP. Vinte guardas municipais serão distribuídos ao longo da rota, sendo dez homens utilizando motos e outros dez em viaturas. Os agentes de mobilidades também dão orientações aos ciclistas e motoristas, com o apoio do Batalhão de Policiamentos de Trânsito (BPTran).
Para separar a faixa dos ciclistas e a dos carros estão sendo utilizados 2.600 cones e 40 placas informativas. Oitenta monitores ficarão ao longo da via, principalmente nos cruzamentos orientando para evitar acidentes e fazer com que o ciclista encontre segurança ao pedalar. Todos podem utilizar a ciclofaixa, mas menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por um responsável. Uma recomendação aos ciclistas é que respeite a velocidade máxima de 20 quilômetros.
Números:
Trajeto – Busto de Tamandaré (ligação com a ciclovia da orla), avenida Epitácio Pessoa e Lagoa
13 quilômetros de trajeto
Cada faixa segregada tem 3 metros de largura
12 Secretarias Municipais envolvidas no projeto
2.600 cones vão fazer a segregação da via (canteiro central).
Confira algumas dicas que os ciclistas devem tomar durante o passeio:
Comer antes e depois da pedalada;
Beber muita água durante o passeio;
Proteger-se do sol (protetor);
Pedalar em velocidade baixa e não forçar o corpo;
Respeitar os outros ciclistas;
Utilizar os equipamentos de segurança como capacete, retrovisor e buzina;
Respeitar a velocidade máxima de 20 quilômetros.