Setur desenvolve ações ligadas ao tema do Dia Mundial do Turismo
As comemorações do Dia Mundial do Turismo, nesta sexta-feira (27), têm como tema: “Turismo e Água: proteger o nosso futuro comum”, para sublinhar o papel do turismo no acesso à água, e na conservação dos recursos hídricos no mundo. “É uma oportunidade de salientar a responsabilidade partilhada do setor turístico em objetivos de sustentabilidade mais abrangentes”, destacou o secretario de Turismo do município de João Pessoa (Setur), Roberto Brunet.
O município de João Pessoa tem contribuído com o tema e vem realizando, por exemplo, fiscalizações constantes e ordenamento das visitações diárias a Picãozinho, uma formação de recifes, que fica localizada a cerca de 1.500 metros da praia de Tambaú, com o intuito de proteger as águas e o turismo ecológico. Durante os períodos de baixa-mar uma grande porção do recife fica exposta. Ele é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, sendo desde a década de 80 explorado turisticamente.
O secretário da Setur, Roberto Brunet, disse que outras ações ligadas ao tema água e turismo em João Pessoa estão sendo planejadas para este ano, envolvendo o setor náutico e turistas. Além do apoio na formatação de roteiros e visitações nos navios naufragados na orla da Capital.
Pesquisa – O turismo vem apresentando resultados positivos nos últimos anos e a atividade turística se consolidando em João Pessoa como um importante setor para o crescimento econômico local. A Setur, em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Paraíba (SINGTUR/PB), realizou uma pesquisa que ressalta a demanda turística e grau de satisfação entre visitantes e turistas realizada na alta estação de João Pessoa.
“Estamos conhecendo o perfil socioeconômico do visitante e turista que vem a João Pessoa, a forma que chega, o que gosta na cidade e muitos itens importantes para a construção do turismo. Os dados da pesquisa são utilizados para orientar ações no fomento do turismo na cidade de João Pessoa”, explicou o secretário.
Entre as ações desenvolvidas pela Setur estão à capacitação de língua estrangeira para estagiários, guias de turismo, bugueiros, bares, restaurantes e taxistas em parceira com a Secretaria de Educação. Além da capacitação para guardas municipais e estagiários, e ainda a mudança da sinalização turística em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a fiscalização e atuação nos hotéis em parceria com Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Segundo os dados do Departamento de Pesquisa Turísticas da Setur (DPTI) sobre a demanda turística e o grau de satisfação dos visitantes e turistas na alta estação, em primeiro lugar está o Estado de São Paulo com 25,74% de satisfação com o João Pessoa, seguido por Minas Gerais, com 12,52%.
Entre os países estrangeiros, a Espanha foi que mais se destacou em grau de satisfação. No item em que pergunta se você pretende retornar a cidade de João Pessoa, 92% dos entrevistados disseram que retornariam, 6% que não e apenas 2% não informaram.
A Setur também quis saber se na área de turismo de eventos o turista voltaria e a pesquisa detectou que 88% dos entrevistados responderam que sim. “Estou encantada com o lugar”, disse a estudante Letícia Casagrande que veio da cidade de Francisco Beltrão, no sudeste do Paraná, para participar do congresso de geografia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Não conhecíamos a cidade, só escutamos falar, mas houve a oportunidade do congresso e viemos”, completou a amiga Lenize Castelli.
Segundo a Setur, até o final do ano João Pessoa deve ganhar novos meios de hospedagem, totalizando quatro novos hotéis que deverão representar mais de 640 novos leitos para Capital.