Estação oferece oficinas gratuitas de dança, flauta e HQ

Por - em 400

Oficinas artístico-pedagógicas (2)A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes realiza neste fim de semana três oficinas gratuitas de grande aceitação do público. No sábado (28), a arte-educadora Amanda Nóbrega ministra a oficina de danças populares. No domingo (29), tem aula de flauta doce com o músico Ton Rodrigues, e de quadrinização com Hausman Santos. As oficinas ocorrem em vários horários.

As oficinas serão realizadas na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento, e compõem a programação pedagógica permanente do setor de Gestão Educacional da Estação. O público não precisa se inscrever para participar. “Trabalho as danças regionais paraibanas, com destaque para o coco e o maracatu. Repasso os passos e coreografias, sem desprezar a contextualização histórica destes dois ritmos, que remontam às origens da formação étnica do povo nordestino”, ressalta Amanda Nóbrega.

As aulas de instrumentos musicais da Estação têm uma abordagem bastante direta – visto que foram pensadas para quem quer aprender, mas dispõe de pouquíssimo tempo. “O aluno chega e, mesmo inexperiente, vai direto para o instrumento”, informa o violonista Michel Soares. “O objetivo é desmistificar este contato inicial. A evolução dos alunos é percebida em pouquíssimo tempo”, nota.

E a falta do instrumento próprio não é impedimento para não aprender. A Estação tem 30 flautas disponíveis para empréstimo. “Para quem não tem experiência na flauta doce, ensinamos as primeiras notas musicais que formam as melodias e acompanhamos a evolução do aluno”, diz Ton.

O domingo (29) será preenchido pela oficina de história em quadrinhos (às 10h30, 11h30 e 14h), ministrada pelo desenhista e arte-educador Hausman Santos. “Como recebemos de crianças a adultos, dividimos a sala em grupos, de acordo com a idade e as habilidades de cada um”, informa Hausman, destacando os aspectos mais comumente trabalhados: “Com crianças, foco nas cores, formas geométricas e desenhos infantis. Com os jovens, mais a hachura, as linhas de movimento e de ação. Já os adultos preferem os desenhos editoriais, a publicidade, a charge e a caricatura”, explica.

Genetton (Ton) Rodrigues: flautista e clarinetista, formou-se em Música pela Escola Anthenor Navarro. É técnico em Música pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e arte-educador desde 2008 da Estação.

Amanda Sarmento: estudante do curso de Ecologia, ministra oficinas de danças populares e artesanato de bijuterias pelo programa Ciranda Curricular. É dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2011 ministra oficinas de dança, artesanato e educação ambiental na Estação Cabo Branco.

Hausman Santos: desenhista, arte-educador e quadrinista, Hausman ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “Nona Arte”.

Serviço:

Oficinas artístico-pedagógicas

Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270
Entrada gratuita


Danças Populares

Data: sábado (28)
Hora: 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h

Flauta Doce

Data: domingo (29)
Hora: 10h30 e 11h30

Quadrinização

Data: domingo (29)
Hora: 14h, 15h e 16h