Escritora Maria Valéria Rezende apresenta obra infantojuvenil a estudantes

Por - em 987

O projeto educativo Roda de Leitura, desenvolvido pela Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, e que busca difundir o hábito da leitura entre crianças em idade escolar, vai promover um bate-papo com a escritora paulista Maria Valéria Rezende na próxima terça (8), às 9h30, na Sala de Práticas Educacionais. Estudantes da Escola Sagrado Coração de Jesus, de Pernambuco, foram convidados, mas a participação do público de fora também é bem-vinda.

A escritora – Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos (SP), onde morou até os 18 anos. Em 1965 entrou para a Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. Sempre se dedicou à educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste. Viveu no meio rural de Pernambuco e da Paraíba e, desde 1986, mora em João Pessoa.

Já esteve em Angola, Cuba, França e Timor, entre outros países, convidada a falar sobre seus projetos sociais. A educadora estreou na ficção em 2001, com o livro de contos “Vasto mundo”. Depois, escreveu livros infantojuvenis e o elogiado romance “O Voo da guará vermelha”. A autora, que costura referências das culturas erudita e popular, “É uma revelação em nossas letras”, como disse Frei Betto.

A experiência de Maria Valéria com o analfabetismo e com a educação de jovens e adultos foi o mote para “O voo…”. “Uma personagem se apaixona por aprender a ler e a outra descobre um sentido para sua vida, ensinando”. A autora constrói no livro o encontro de Irene, uma nordestina que vira prostituta em São Paulo, com Rosálio, um servente pedreiro. Dona de uma escrita inventiva e conhecedora da realidade de “Rosálios” e “Irenes”, Maria Valéria fez uma obra poética e forte, que dispensa trivialidades.

Nos contos de “Vasto mundo”, seu primeiro livro, Maria Valéria apresenta causos do povo nordestino, em que trata de amores e dores, da geografia local e da crença fácil no que transcende o explicável. A autora também escreve para crianças e jovens, tanto poemas quanto histórias ficcionais, em que aborda temas como o medo, a lealdade e as relações sociais, sempre com humor e criatividade.

Serviço:

Projeto Roda de Leitura com Maria Valéria Rezende

Data: terça-feira (8)
Hora: 9h30
Escola convidada: Sagrado Coração de Jesus

Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270/8303
Entrada gratuita