Ciclofaixa de Lazer incentiva o uso da bicicleta e respeito ao ciclista

Por - em 659

sejer_ciclo_faixa_de_lazer_foto_RafaelQueiroz_068Mais um domingo de Ciclofaixa de Lazer para a alegria dos que amam pedalar ou praticar atividades esportivas como skates, patins e patinetes. Do Busto de Tamandaré ao Parque Solon de Lucena (Lagoa), num trajeto de 13 quilômetros (ida e volta), das 7 às 16h, a população pode desfrutar da beleza da cidade com outro olhar, mais prazeroso, observando detalhes que não são percebidos no dia a dia.

Dentro das políticas de sustentabilidade e mobilidade urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o projeto da Ciclofaixa de Lazer foi concebido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas, incentivar o uso da bicicleta e o respeito ao ciclista, reduzir a circulação de veículos motorizados e poluentes nas vias, ajudando a preservar o meio ambiente.

A Ciclofaixa permite deslocamentos por bicicleta com segurança a diversas áreas de interesse turístico e de lazer como o anel interno da Lagoa (fechado aos domingos resgatando o caráter de parque daquela área), Praça da Independência e casarões antigos que fazem parte de um belo patrimônio arquitetônico da cidade. “A rota foi definida com objetivo de levar as pessoas ao centro da capital e fazê-las circular pela avenida principal da cidade em um modo de transporte alternativo”, disse Aida Pontes, uma das coordenadoras da operação.

Adultos e crianças de qualquer idade podem circular pela Ciclofaixa de Lazer.  A Semob recomenda o uso de equipamentos de segurança (capacete e retrovisor), cuidados com a alimentação, vestimentas e proteção à pele, além do respeito à sinalização ao longo do trajeto e à velocidade de 20 quilômetros, para evitar transtornos. “A ciclofaixa é uma alternativa de passeio que une esporte, turismo, cultura e lazer por meio de uma prática saudável, divertida e prazerosa, para se fazer com a família e amigos”, afirmou o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade.

Apoio aos ciclistas – Três pontos de apoio ficam à disposição dos ciclistas para eventualidades.  As tendas estão armadas no Busto de Tamandaré, na Avenida Epitácio Pessoa (em frente à Receita Federal) e uma no início da Lagoa.

Esses pontos contam com orientações aos ciclistas e técnicos em enfermagem para aferição da pressão. A tenda que fica na Epitácio Pessoa possui assistência técnica para pequenos consertos em bicicletas. Salientando que o referido serviço não é gratuito.

A Semob orienta ainda que qualquer problema durante o percurso, os ciclistas podem pedir ajuda aos agentes de mobilidade, que serão atendidos em suas necessidades. Para a segurança da população, todo o trajeto é monitorado pelos agentes da Semob e pela Guarda Municipal.