PMJP discute com parceiros mapeamento do setor de TI na Capital

Por - em 625

secitec_reuniao_foto_gilbertofirmino_01Um grupo de trabalho formado por representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Sebrae e empresários da área de Tecnologia da Informação se reuniu nesta terça-feira (8), em João Pessoa, para formatar um projeto de fomento ao setor de TI na Capital. O ponto de partida será o mapeamento do setor, para identificar o perfil e as potencialidades do mercado e da produção acadêmica  local.

De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Marly Lúcio, o objetivo de reunir o setor de TI é construir, conjuntamente, políticas públicas capazes de contribuir com o desenvolvimento do setor no município. “O nosso maior objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social de João Pessoa, a partir do fomento ao setor de TI. Com isso, convocamos o Sebrae e o setor produtivo para construir conosco formas de como isso será efetivado e os caminhos que podemos seguir. Queremos atuar em conjunto”, explicou Marly.

A gestora ressaltou que a PMJP estuda a implantação de um polo tecnológico na cidade e o projeto de incubadoras de empresas de base tecnológicas, que visam incentivar novos empreendimentos de tecnologia da informação e comunicação. “São projetos em planejamento, mas que, para chegar até eles, precisamos conhecer melhor o setor e saber para onde precisamos avançar. Por isso, a necessidade de fazer um mapeamento que nos ajudará a identificar quem são, quantos são e onde atuam os empreendimentos na área de TI na cidade de João Pessoa”, ressaltou.secitec_reuniao_foto_gilbertofirmino_04

Além de traçar o perfil do empresariado local, Marly explicou que o grupo de trabalho também se voltará para a academia. “Queremos saber o que estão pesquisando, produzindo e ensinando dentro das universidades para identificar as nossas potencialidades e, a partir disso, traçar um plano de incentivo e fomento a este setor”, reforçou.

A primeira reunião do grupo de trabalho contou com a participação de Jailma Araújo (Sebrae), Danyele Santana (Farol Digital/Sebrae), Laércio Alexandrino (Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações/Sucesu), Claudio Piomonte (Sucesu), Luiz Maurício (Unipê), Márcio Dionísio (consultor em Tecnologia e Empreendedorismo) e Alek Maracajá (Associação Brasileira das Agências Digitais/ Abradi).