OPCA promove formação dos estudantes a partir desta terça

Por - em 511

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), dá sequência, nesta terça (22) e quarta-feira (23), ao processo de formação e de acesso à gestão pública de estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do programa Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Nesta etapa, serão beneficiados 210 alunos da Escola Municipal Oscar de Castro, localizada em Cruz das Armas.

O secretário do OP, Hildevânio Macedo, explica que o OPCA tem o objetivo de oportunizar as crianças e adolescentes a reflexão, a opinião e a votação de propostas que irão garantir uma melhoria da qualidade do ambiente escolar e da comunidade. “O OP Criança e Adolescente é uma experiência criada apenas este ano, mas que já vem dando certo. Em síntese, a Prefeitura Municipal de João Pessoa abre espaço para que os nossos jovens também participem e sejam colaboradores da gestão pública”.

O OPCA conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). Na Escola Oscar de Castro, o processo de formação terá a duração de dois dias, sempre no período da manhã. Nesta terça-feira, os estudantes conhecerão a importância do OP e das ferramentas orçamentárias da gestão municipal, a exemplo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária (LOA) e do Plano Plurianual (PPA).

Já na quarta-feira, os próprios alunos irão eleger de quatro a seis conselheiros por turma, além de quatro demandas prioritárias, sendo três relacionadas à escola e uma para beneficiar a comunidade de Cruz das Armas. As ações eleitas serão incluídas no orçamento da PMJP, com previsão de execução nos próximos exercícios.