Desfile de moda para cadeirantes encerra a Semana de Ciência e Tecnologia
A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMSCT), realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), terminou neste domingo (27), com o desfile da coleção de moda inclusiva “Três Poderes e a Inclusão”, desenvolvida pelo 10º grupo da Célula de Criação – projeto da Estação da Moda com foco na criação. Dezenas de atividades mobilizaram o público durante a SMCT, que aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, de 22 a 27 de outubro.
“Chegamos ao final da semana com a sensação de dever cumprido, realizando uma programação bem diversificada, em que conseguimos mesclar tanto as questões ligadas à saúde como ao esporte, que eram temas da Semana”, declarou a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Marly Lúcio. A titular da pasta ainda atribuiu o sucesso da programação ao empenho da equipe e parcerias com as pastas de Saúde, Educação e Esporte do município. “A integração com essas pastas e a força e competência da nossa equipe, que organizou tudo com carinho, foi fundamental”, ressaltou.
Desfile – Voltada para o público cadeirante, o desfile da coleção assinada pela designer de moda Lailane Melo contou com a participação de modelos cadeirantes e apoio da Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB) e da loja de calçados Karmélia. “O desfile superou as expectativas. As meninas estão de parabéns. O resultado ficou como eu queria, ou seja, de passar para o público a praticidade e o conforto das peças. Elas (as modelos) só completaram a noite e estou muito feliz”, declarou Lailane Melo, que é educadora da Estação da Moda.
Para a publicitária e modelo de uma agência fotográfica paulista especializada em cadeirantes, Carolina Vieira, a experiência de desfilar uma coleção pensada especialmente no público cadeirante foi inspiradora. “Essa alternativa de moda inclusiva para pessoas com deficiência é, para nós que somos um número grande na Paraíba, inovadora. Os detalhes e todas as especificidades das roupas foram pensadas de acordo com a nossa cadeira de roda, que é a extensão do nosso corpo. Isso é algo maravilhoso”, disse.
A coordenadora do CT Moda do Senai, em Campina Grande, Simone Di Pace, acompanhou o desfile e elogiou a iniciativa. “Queremos levar uma palestra da estilista para o Senai de Campina e já estamos pensando em como aplicar toda essa metodologia que ela usou. Moda não é só glamour, como muitos pensam, mas também prestar um serviço para a sociedade e inclusão é o primeiro passo”, ressaltou.
Coleção – A coleção de moda inclusiva é fruto de um projeto acadêmico do curso de pós-graduação em Artes Visuais da designer de moda e educadora da Estação da Moda, Lailane Melo, apresentado no mês agosto.
Segundo a designer, a coleção feminina tem conceito comercial e foi pensada no conforto e na praticidade do público para o qual é dirigido. “A modelagem das peças foi totalmente adaptada para a cadeirante, pensando na praticidade e conforto no vestir”, explicou. A execução da coleção contou com a participação da costureira Djanete Figueiredo, da técnica em Produção de Moda, Grayce de Farias, da funcionária da Estação da Moda, Cristiane Sousa, e da aluna do curso de Modelagem Danielle Figueiredo.
Tema – Como as coleções desenvolvidas no projeto Célula de Criação são inspiradas na cidade de João Pessoa, o grupo escolheu a Praça dos Três Poderes, localizada no Centro da cidade. O nosso objetivo foi fazer uma ponte entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com a inclusão. E também mostrar a inclusão como um símbolo da sociedade”, explicou.
SMCT – A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia está inserida na programação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que realiza em todo o país atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este tema. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.